O desenvolvedor Troy Hunt, responsável pelo site “Have I Been Pwned?” (HIBP), publicou recentemente que tornará o site uma plataforma de código aberto. O HIBP é um site onde usuários da internet podem checar se seus dados pessoais foram vazados online.
Oficializando o que já era um projeto comunitário
Segundo Hunt, o HIBP já era um projeto comunitário, no sentido de que grande parte do código usado pela plataforma se baseia em contribuições da comunidade, seja por meio de sugestões públicas ou por meio de suporte oferecido diretamente a ele.
Após um processo fracassado de aquisições e fusões (conhecido como “M&A process”, em inglês) relacionado ao site, encerrado no início deste ano, Hunt considerou a possibilidade de tornar a plataforma mais sustentável. Até então, ele era responsável por toda a manutenção do código, apenas recebendo e incorporando modificações que eram sugeridas pela comunidade engajada com o site. No entanto, ser o único responsável pelo código do site poderia colocar toda a plataforma em risco, caso algo acontecesse a Hunt, de acordo com ele próprio. Se este fosse o caso, a plataforma poderia até mesmo desaparecer.
Fonte: Pixabay/ReproduçãoFonte: Pixabay
Durante a publicação, Hunt lembrou dos vários parceiros que contribuem para a plataforma de forma completamente gratuita, e também resolveu perguntar no Twitter sobre outros grandes projetos de software livre que agregam milhões de usuários em todo o mundo: Visual Studio Code, Firefox, Wikipedia, Chromium, WordPress, Home Assistant, Thunderbird, Evolution, VirtualBox, Linux, Android, entre outros.
Além disso, ele revelou que seu próprio blog roda sobre uma plataforma open source, neste caso, a Ghost.
Hunt também disse que, apesar de ter iniciado e tocado o projeto sozinho por anos, hoje em dia, ele mantém transparência sobre absolutamente toda nova ocorrência, seja ela bem ou malsucedida.
Preocupação com os dados
O HIBP como plataforma de código aberto era tudo o que a comunidade vinha pedindo e aguardando acontecer há anos.
Contudo, a maior preocupação agora será sobre como os dados vazados serão tratados, uma vez que, até agora, Hunt ficava como detentor dessas informações.
Fontes
Categorias