Imagine-se fazendo um backup dos seus conteúdos do Google Fotos e, ao abrir o acervo salvo pela empresa, encontrar vídeos que não pertencem a você, mas sim a outra pessoa completamente aleatória. Foi mais ou menos isso que aconteceu com alguns usuários, em uma bizarra falha de privacidade do serviço.
Segundo o 9 to 5 Google, o erro começou descrito pela empresa como uma "falha técnica" e aconteceu no final de novembro do ano passado. Algumas pessoas que utilizaram o serviço Google Takeout, que junta os dados e arquivos e disponibiliza o download, acabaram se deparando com clipes de outras contas. A empresa confirmou os erros em um email enviado à comunidade afetada nesta semana.
Confira:
Whoa, what? @googlephotos? pic.twitter.com/2cZsABz1xb
— Jon Oberheide (@jonoberheide) February 4, 2020
"Infelizmente, durante esse período, alguns vídeos no Google Fotos foram incorretamente exportados para arquivos de usuários sem relação. Um ou mais vídeos na sua conta foram afetados por esse problema", informa. Além disso, quem tentou usar o Takeout durante o período pode ter recebido um pacote incompleto — e com conteúdos de estranhos.
Menos de 0,01% dos usuários foram afetados e esse foi o único serviço que apresentou problemas. De acordo com a Google, a falha foi identificada e resolvida.
Fontes
Categorias