Uma quadrilha de cibercriminosos foi desmantelada após trabalho da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Na última segunda-feira (22), foram presas três pessoas que praticavam fraudes bancárias na internet via malware.
É importante manter atualizado seu roteador e alterar a senha de fábrica
A Operação Code Market prendeu Ramon Moraes da Silva, 19, responsável por desenvolver um malware que infectava modems e roteadores para capturar senhas de usuários de internet banking, afirma a polícia. Ramon ainda seria responsável por comercializar o malware, que é conhecido como KL DNS — o rapaz chegou a comercializar o malware e exibir um tutorial de utilização no YouTube.
Além de Ramon, foram presos “F.R.F.”, 46, em Sorocaba, no interior de São Paulo. “F.R.F.” usava a conta bancária de sua ex-namorada, “L.A.A”, 39, que também foi presa hoje (23) na Bahia. De acordo com a polícia, F.R.F. também comercializava o malware e trocava mensagens com Ramon Silva.
Como se proteger
Para se proteger deste tipo de malware, é importante manter atualizado seu roteador e alterar a senha de fábrica. Verifique possíveis atualizações sempre que possível e deixe seu roteador sempre em dia.
Vale a pena redobrar o cuidado na hora de visitar sites que exigem login, isso também evita outros tipos de golpe. Por último, uma ferramenta antivírus pode ajudar a manter o seu computador seguro.
Fontes
Categorias