Um novo golpe de WhatsApp já atingiu, desde maio, cerca de 162 mil brasileiros. Os golpistas enviam uma mensagem se passando por um programa do governo que oferece tratamentos odontológicos gratuitos em parceria com universidades federais. O principal objetivo desta fraude é o roubo de dados.
Ao clicar no link de cadastro do suposto programa, o usuário é levado a uma página que pede a inserção de dados como nome, e-mail e telefone, além do compartilhamento do link com outras cinco pessoas. Diariamente, pelo menos 2.500 pessoas acessam a fraude.
Galeria 1
O golpe foi descoberto pelo dfndr lab, o laboratório especializado em segurança digital da PSafe. Eles explicam que após preencher os dados, o usuário ainda é induzido a conceder permissão para receber novos links fraudulentos.
Fique atento
Para evitar golpes como esse, desconfie dos links recebidos em redes sociais e procure se informar melhor antes de efetuar um cadastro. Contar com programas de segurança no celular também pode ajudar a identificar possíveis ameaças.
Fontes
Categorias