Mais da metade (52%) dos cerca de mil brasileiros entrevistados por uma pesquisa se sentem mais seguros na internet se a responsável por garantir a integridade de seus dados for uma inteligência artificial no lugar de um humano. O dado é de um estudo sobre confiança na era digital realizado pela Palo Alto Networks, líder global em cibersegurança, em parceria com a YouGov.
A pesquisa revelou também que 62% dos entrevistados se sentem mais tranquilos quanto a segurança digital por conta de tecnologias para este fim — a checagem de senhas para garantir que o usuário não é um robô, por exemplo, faz com que 55% dos brasileiros ouvidos tenham uma experiência melhor em sites.
Segurança pessoal
Grande parte dos entrevistados (55%) se considera responsável pela integridade de seus dados na internet enquanto 54% acham que essa é uma responsabilidade dos provedores de internet. Surpreendentemente, apenas 39% acredita que a segurança das informações pessoais deve ser garantida pelos aplicativos que as usam.
Insegurança gera ansiedade
Cerca de 70% dos entrevistados disseram que não saber como proteger seus dados faz com que se sintam mais ansiosos. Por outro lado, 82% afirmam estar confiantes com as precauções que tomam em ambientes online.
A pesquisa ouviu mais de mil brasileiros acima de 18 anos para chegar a estes dados.