O ransomware GandCrab, similar ao WannaCry que infectou ‘o mundo’ há dois anos, sequestra arquivos dos computadores e pede um valor em Bitcoin para a liberação. Mais de 1,5 milhão de vítimas foram feitas pelo mundo, desde que ele surgiu em janeiro de 2018. Agora, a BitDefender lançou uma ferramenta para todas as pessoas infectadas conseguirem descriptografar o ransomware e reaver os arquivos trancados.
A GandCrab Removal Tool ataca as seguintes versões do ransomware: V1, V4, V5 e V5.2, todas as versões mais novas e utilizadas. É interessante notar que o download pode ser feito na página “No More Ransom!”, uma iniciativa da BitDefender para encerrar os ataques de ransomware pelo mundo.
O GandCrab simplesmente não entrega mais os arquivos mesmo depois que a vítima realize o pagamento
Infelizmente, o ransomware é muito usado por cibercriminosos porque o retorno é grande: muitas pessoas, e principalmente empresas, pagam a quantia exigida como resgate dos arquivos. O barato sai caro: o investimento em cibersegurança e as boas práticas devem sempre ser seguidas.
Até o momento, a BitDefender afirma que já ajudou 30 mil vítimas pelo mundo a recuperar arquivos, salvando cerca de US$ 50 milhões que iriam para os bolsos de cibercriminosos.
- Baixe aqui a ferramenta gratuita para remover o GandCrab
- Baixe aqui outras ferramentas que apagam outros tipos de ransomware
“A operação GandCrab foi prolífica o bastante para obter receita suficiente e permitir que seus criadores se aposentassem", disseram pesquisadores da BitDefender. A empresa ainda nota que, após essa “aposentaria”, o GandCrab simplesmente não entrega mais os arquivos mesmo depois que a vítima realize o pagamento.
Categorias