Todo mundo já teve medo de que seus dados online fossem vazados. Mesmo com a sanção da Lei Brasileira de Proteção de Dados, que só começará a valer em 2020, é muito difícil ter certeza de que o email que inserimos neste ou naquele site não será compartilhado com outras centenas de contas.
Pensando nisso, a Mozilla desenvolveu uma ferramenta que permite ao usuário descobrir se já teve seu endereço eletrônico exibido indevidamente e dá pistas de como se precaver. Toda vez que um portal tem dados vazados, o Firefox Monitor é acionado para atualizar as informações. Mas há uma notícia boa: não é preciso usar o Firefox para acessar o serviço.
Descubra se seus dados foram vazados
1. Acesse o site do Firefox Monitor e insira seu endereço de email no campo disponível;
2. Os resultados de possíveis vazamentos são apresentados e pode-se identificar em quais sites seus dados foram acessados. Para saber mais, basta clicar em "Mais sobre este vazamento";
3. Na sequência, você encontra mais informações sobre quais dados foram hackeados e em qual data;
Se você realmente teve informações vazadas, o Firefox Monitor dá algumas dicas de como proceder. A principal orientação, porém, é: crie uma nova senha diferente e única no site invadido e não reutilize senhas entre sites.
Categorias