O Departamento de Polícia de Nova York iniciou um novo programa para a utilização de drones “nas ruas” da cidade. No total, serão 14 drones para realizar missões de busca e salvamento, documentação de crimes e acompanhamento de grandes eventos.
De acordo com o comissário de polícia James O’Niell, o programa faz parte de uma evolução no policiamento. “Ele permite que nossos policiais altamente treinados possam ser mais responsáveis em servir a população, e ainda levar o trabalho necessário da NYPD de maneiras mais efetivas, eficientes e seguras para todos”, comentou.
Antes que perceba, vê que eles são usados para vigilância
Como nota o The New York Times, a polícia de Nova York atualmente conta com três modelos de drones da DJI: um Inspire 1, dois M210 RTK e onze Mavic Pros.
Sobre o novo programa, a NYPD ainda — felizmente — delimitou os usos inaceitáveis dos drones: patrulha de rotina, busca sem mandado, imobilização de veículos ou suspeitos e ser usado com arma. Ainda, a NYPD deixou claro que apenas oficiais membros de uma unidade apropriada poderão usar os veículos não tripulados.
Por outro lado, o membro do Conselho da Cidade Donovan Richards afirmou que, ainda assim, é necessário evitar missões de rastreio, “quando você começa a usar os drones para o tráfego e, antes que perceba, vê que eles são usados para vigilância”.
Fontes
Categorias