O fim de ano traz consigo Black Friday e o Natal, datas em que o comércio se agita e muita gente compra presente. Diante desse cenário, a Mozilla resolveu criar a segunda edição de uma lista de presentes bem diferente: a ideia aqui não é indicar as melhores ofertas, mas avaliar a privacidade e a segurança oferecida pelos equipamentos.
Chamada de Privacy Not Included (Privacidade Não Inclusa, em tradução livre), a campanha lista 70 produtos e basta clicar sobre qualquer um deles para obter informações detalhadas sobre o nível de “espionagem” existente em cada um. Entre os listados estão itens como consoles, tablets, lâmpadas inteligentes, set-top boxes, Chromecast, smartwatches diversos, speakers, fones de ouvido e uma porção de brinquedos inteligentes.
Lista da Mozilla mostra quais as ameaças de privacidade de um eletrônico. (Fonte: Mozilla)
Ao acessar um produto, você pode classificar o quão assustador (“creepy”) é a sua possibilidade de invasão de privacidade. A votação de todos os usuários ajuda a ranquear os produtos, deixando os mais assustadores para baixo — note que a carinha no topo da tela muda conforme você a rola para baixo.
Fontes
Categorias