No começo do ano, foi descoberto que o Facebook entregava dados de usuários da rede social para fabricantes de smartphones com um único propósito: que os usuários pudessem usar os recursos de rede do Facebook sem a necessidade de o aplicativo oficial estar instalado no dispositivo — isso acontecia mesmo sobre o acordo com o FTC realizado em 2011 que obrigava a empresa a proteger a confidencialidade de dados de usuários. Agora, foi descoberto que o Facebook também não monitorou como as fabricantes exploravam esses dados.
De acordo com o New York Times, a descoberta foi feita pela PricewaterhouseCoopers (PwC) e indica que o Facebook falhou por vários anos no controle sobre a utilização de informações pessoais de usuários por parceiros, incluindo fabricantes de dispositivos e desenvolvedoras de softwares.
O Facebook entregava dados de usuários como parte da “Facebook Experience”
A PwC, em relatório, afirmou sobre testes realizados sobre a parceria do Facebook com a Microsoft e a BlackBerry e descobriu “evidências limitadas” de que o “Facebook monitorou ou avaliou” se as empresas estavam de acordo com as políticas de uso de dados da rede social.
Como funcionava a entrega de dados: segundo o NYT, o Facebook entregava dados de usuários como parte da “Facebook Experience”; uma iniciativa antiga que buscava entregar temas personalizados e notificações customizadas na tela de bloqueio de aparelhos.
O Facebook se posicionou sobre o caso dizendo que a rede social toma o acordo com a FTC de maneira séria e disse que continua "fortemente comprometido com a ordem de consentimento e para proteger a informação das pessoas."
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