O Spotify iniciou uma caça às bruxas contra amigos que dividem contas do Plano Família. Para isso, a plataforma de streaming está exigindo a localização GPS dos aparelhos conectados para checar se os usuários do mesmo plano moram na mesma casa — ou seja, o plano Família deveria se chamar “Plano Sob o Mesmo Teto”.
Com a receita sobre usuário por apenas 12% no segundo trimestre de 2018, o Spotify resolveu tomar uma abordagem agressiva
Como o Spotify faz isso: a empresa envia emails para usuários do plano em questão para pedir a localização GPS. Dessa maneira, a companhia quer confirmar que todos os usuários estão vivendo na mesma casa.
Se um usuário não confirmar o endereço ou as informações não baterem, ele será retirado do Plano Família e voltará a usar apenas o plano gratuito — perdendo os benefícios do plano pago, como a ausência de anúncios e a possibilidade usar o app offline.
- Vale notar que no final de 2017 o Spotify já estava enviando emails similares para alguns usuários aqui no Brasil, veja abaixo:
Email do Spotify
Segundo reportagem da BillBoard, metade dos assinantes do Spotify usam o plano Família para reduzir os custos em até 75% ao dividir a conta. Com a receita sobre usuário por apenas 12% no segundo trimestre de 2018, o Spotify resolveu tomar uma abordagem agressiva para aumentar seus lucros.
“O Spotify está atualmente testando melhorias na experiência do usuário do Plano Premium for Family com pequenos grupos de usuários em mercados selecionados. Estamos sempre testando novos produtos e experiências no Spotify, mas não temos mais novidades para compartilhar sobre este teste em particular neste momento”, disse um porta-voz da empresa para o The Verge.
@Spotify Why do you need my GPS location to continue offering me a "Premium discount"? I pay for the family plan and it should not matter where my family lives. Will you cancel my account if my family gets too far from each other? #wtf #fail pic.twitter.com/HauQtHXSUA
— suck (@unaligned) 18 de setembro de 2018
Fontes