A fabricante de armas russa Kalashnikov apresentou, em parceria com a Rostec, uma “mochila antidrones” chamada Zala Zont. O equipamento parece ter saído de um filme que retrata um futuro distópico e deve ser capaz de desorientar completamente drones e outros equipamentos que usem GPS para navegar.
Quando ligada, a mochila da Kalashnikov é capaz de neutralizar transmissões de satélite com foco específico em navegação. Além do tradicional GPS, a Zala Zont também consegue evitar que sinais de outras tecnologias similares sejam captados por drones. Dessa forma, se um deles estive usando alternativas como Galileo, Glonass e BeiDou, ele também ficará desorientado.
???????? ZALA AERO ???????? «??????????» ??????? ????? ?????????? ???. ??????? ZALA ZONT ????????? ??????? ??????????? ????????????? ?????? ? ??????? 2 ??. ? ????????????? ?????????? ????? ????????? ????? ??? – ????? 800 ? – ? ????????????. https://t.co/f2u7VSwjBt pic.twitter.com/y2jz8KoFDI
— Rostec (@RostecRussia) 5 de setembro de 2018
Não foi revelado exatamente como essa mochila funciona, mas parece que seu alcance é bastante extenso. Ligada, ela consegue embaralhar os sinais de navegação por satélite dentro de um raio de até 2 km, o que é interessante para operações militares que não querem ser espionadas por drones inimigos.
A mochila pensa cerca de 1 kg, e sua bateria tem autonomia de até 6 horas de uso. Não sabemos como nem quando essa tecnologia pode ser incorporada às forças armadas russas ou de outras nações.
Fontes
Categorias