Todos sabem que a segurança online é algo de extrema importância nos dias atuais, certo? Mesmo que haja recursos como criptografia de ponta-a-ponta em aplicativos e verificação em duas etapas, ainda é preciso tomar muito cuidado com as senhas que são utilizadas em contas pela web. Assim, dia 3 de maio foi o Dia Mundial da Senha e, como era de se esperar, muitas empresas aproveitaram o dia para dar alguns toques para lembrar o público da segurança online.
Uma delas foi a Nutella, que deu uma dica um pouco perigosa para os usuários. No perfil da empresa no Twitter, foi postada uma imagem com uma frase que dizia que verdadeiro fã jamais esquece a senha. Assim, para ficar fácil de criar uma senha, o usuário poderia escolher uma palavra que já estava em seu coração - como o nome da marca, por exemplo. Será que tem alguma coisa de errado aí?
Se você pensou que utilizar uma palavra famosa ou um nome como senha é uma boa ideia por ser fácil de lembrar, está enganado. Os motivos para isso são simples de ser entendidos: essas senhas são extremamente fáceis e comuns. Segundo o site "Pwned Passwords database", há mais de 500 milhões de senhas que já foram descobertas em brechas de segurança - sendo que, em 20 mil vezes, eram palavras famosas.
Assim, fica mais fácil perceber por que essas senhas deixam as contas tão vulneráveis: não há nenhum caractere especial nelas, nem mesmo números ou letras maiúsculas. Além disso, imagine como um usuário que utiliza senhas fáceis assim em todas as suas contas está deixando as coisas mais simples para os invasores!
Agora você já sabe: na próxima vez que for escolher a senha para uma conta, é melhor não usar palavras simples - muito menos nomes famosos.
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