Uma mulher armada invadiu a sede do YouTube, em San Bruno, Califórnia, nos Estados Unidos, durante a tarde desta terça-feira (03). De acordo com os relatos, tiros foram ouvidos por funcionários, que evacuaram os escritórios com a ajuda da polícia local.
As vítimas incluem uma mulher de 36 anos que cometeu suicídio — de acordo com Ed Barberini, chefe de polícia, também a principal suspeita do ataque —, duas mulheres de 32 (situação crítica) e 27 anos (estável), e um homem de 36 anos (condição crítica). Os detalhes ainda estão desencontrados. A única morte confirmada até o momento é a da própria atiradora.
A polícia de San Bruno espera entregar as informações de maneira completa e apurada na manhã de quarta-feira (04). Contudo, segundo a NBC, o tiroteio começou como uma briga doméstica na qual a atiradora estava envolvida. Não há indícios de terrorismo até o momento.
Notícia original abaixo
Vadim Lavrusik, funcionário do YouTube, tweetou às 16h57 desta terça-feira (03) que uma pessoa armada estava dentro da sede do YouTube, na Califórnia, Estados Unidos. De acordo com o The Verge, a polícia local recebeu chamados de um possível tiroteio na área. Ao que parece, a área no entorno do YouTube também estava controlada pela polícia.
"Um atirador está na sede do YouTube. Ouvi tiros e vi pessoas correndo aqui da minha mesa. Agora estou barricado dentro de uma sala com colegas", escreveu Lavrusik. Vale notar que Lavrusik tweetou logo em seguida comentando que estava seguro e fora do escritório.
Todd Sherman, gerente de produto no YouTube, comentou no Twitter que viu sangue no chão do escritório e nas escadas enquanto saía da empresa. Sherman comentou que o atirador pode ter cometido suicídio.
- Atualizações minuto a minuto abaixo
- Vítimas: não há informações encontradas sobre vítimas, mas o hospital Stanford University comentou que recebeu 4 ou 5 vítimas. O San Francisco General Hospital não conseguiu confirmar um número, comentou apenas "múltiplas vítimas".
- A KTVU afirmou que 3 pessoas foram mortas
- Atirador: segundo a CBS, o atirador já foi capturado pela polícia. Relatos ainda indicam a possibilidade do atirador ser uma mulher.
- A NBCNews afirma que a pessoa armada era uma mulher e ela foi abatida pela polícia
- A polícia de San Bruno confirmou algumas informações: 4 vítimas, 1 possível suicídio
- A polícia não confirmou se a pessoa armada era uma mulher ou homem, mas comentou que uma mulher estava com um ferimento autoinfligido, o que poderia indicar a autoria
- San Francisco General Hospital confirmou receber 3 pacientes com 1 em estado grave
- Comerciantes das redondezas dizer ter ouvido cerca de 15 tiros
Active shooter at YouTube HQ. Heard shots and saw people running while at my desk. Now barricaded inside a room with coworkers.
— Vadim Lavrusik (@Lavrusik) 3 de abril de 2018
A polícia de San Bruno, cidade na Califórnia que reside o YouTube, também tweetou sobre o caso
Police activity at 901 Cherry Ave, please stay out of the area. pic.twitter.com/H6iAj0g7ra
— San Bruno Police (@SanBrunoPolice) 3 de abril de 2018
Funcionários do YouTube saindo revistados pela polícia:
We are seeing @YouTube employees being brought out with hands up! pic.twitter.com/ZlSMY9FIVm
— Erin (@erinjeanc) 3 de abril de 2018
Pronunciamento da Google
Re: YouTube situation, we are coordinating with authorities and will provide official information here from Google and YouTube as it becomes available.
— Google Communications (@Google_Comms) 3 de abril de 2018
Mais da Google
Google on YouTube shooting:
— Breaking News (@BreakingNews) 3 de abril de 2018
"We continue to actively coordinate with local authorities and hospitals. Our Security team has been working closely with authorities to evacuate the buildings and ensure the safety of employees in the area." pic.twitter.com/Uppo5DkEyX
Estamos atualizando...
Fontes