Os cliques inválidos são um mal silencioso: computadores e smartphones infectados, por exemplo, geram cliques falsos em propagandas na internet. Dessa maneira, terceiros aumentam de maneira considerável a renda. Pior, às vezes, a própria concorrência de um negócio faz isso para causar prejuízo ao anunciante.
Até 20% de sua receita via Adwords e AdSense pode ser perdida
Segundo Jhonathan Davi, CEO da ADSBox, os "acessos fraudulentos são gerados por pessoas mal-intencionadas ou softwares — muitas vezes até por concorrentes, visando causar prejuízo ao anunciante", explica. "Vários anunciantes maliciosos clicam inúmeras vezes nos links patrocinados de seus concorrentes com a esperança de acabar com o orçamento diário destes. Alguns anunciantes, donos de sites feitos de maneira maliciosa, ainda desenvolvem robôs (clickbots) ou ferramentas de automação de cliques para que isso aconteça automaticamente nos anúncios. Dessa maneira, conseguem o aumento da receita ou prejudicam os concorrentes".
De acordo com dados fornecidos pela empresa, em média, 1 a cada 5 cliques na internet são falsos. Ou seja: até 20% de sua receita via Adwords e AdSense pode ser perdida.
"Existem ferramentas para que usuário possa fazer um controle sobre isso", comenta Davi. "Por exemplo, acessos realizados por meio da ADSBox são registrados e você até consegue relatórios detalhados em tempo real em uma dashboard. Ainda, é possível solicitar ao Google AdWords o estorno do orçamento perdido em razão aos cliques inválidos".
Categorias