Um novo golpe de phishing que envolve mensagens falsas do banco Santander começou a rodar na manhã desta quarta-feira (19). No caso, o "Alerta Santander", normalmente enviado via SMS, busca puxar informações sensíveis de usuários desavidados.
O phishing, como se enquadra essa mensagem falsa do Santander, é a maneira mais comum e que oferece os resultados em massa de maneira mais fácil e rápida. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou/perdeu algum prêmio ou dinheiro (no caso, voucher, promoção ou dívida) e, normalmente, um link acompanhante para você resgatar o valor. O golpe acontece quando você entra nesse link repassado.
Como forma de proteção, nunca clique em links encurtados enviados via SMS, email e redes sociais por desconhecidos
Após clicar no link, o usuário é redirecionado para uma página falsa do banco. Por lá, existem campos de inserção de dados como nome completo, cartão de crédito e senha de segurança. Ao completar essa página, uma mensagem de erro é exibida ao usuário. Porém, as informações são repassadas ao cibercriminosos por trás do domínio falso.
Como você verá na imagem abaixo, o link não possui qualquer ligação com o banco Santander. Além disso, como forma de proteção, nunca clique em links encurtados enviados via SMS, email e redes sociais por desconhecidos. Se você caiu nesse golpe de phishing, entre em contato com o banco em questão para alterar suas senhas.
Phishing
Categorias