(Fonte da imagem: Reprodução/Olhar Digital)
Edward Snowden se tornou conhecido mundialmente após revelar os esquemas de espionagem dos Estados Unidos por meio da NSA (Agência de Segurança Nacional). Na tentativa de ajudá-lo, David Miranda criou uma petição pedindo para que o Brasil conceda asilo ao ex-agente da CIA.
Miranda, que é namorado de Glenn Greenwald, o jornalista que deu voz a Snowden, espera conseguir 50 mil assinaturas com a petição, intitulada “Asilo no Brasil para o corajoso Edward Snowden!”. Até o momento da publicação desta matéria, 36 mil pessoas haviam registrado seus nomes no documento.
“O Brasil, um dos principais alvos da espionagem, deveria oferecer abrigo a alguém que nos abriu os olhos para a vigilância norte-americana indiscriminada e em escala global”, menciona o documento.
No início da polêmica, Snowden havia feito um pedido coletivo de asilo para mais de 50 países, entre eles o Brasil, que não respondeu. Atualmente, o ex-agente está asilado temporariamente na Rússia.
Auxílio em troca de asilo
O jornal Folha de S. Paulo informou que, caso Snowden consiga asilo político no Brasil, estaria disposto a ajudar o país nas investigações de abusos relacionados à espionagem feita pela NSA. Em carta, ele reiterou que a ajuda só seria possível caso obtivesse asilo, já que sua capacidade de testemunhar estaria sujeita à interferência do governo norte-americano.
Segundo o site do Estadão, Luís Alberto Figueiredo, ministro das Relações Exteriores, iria conversar com a presidente Dilma Roussef na última terça-feira (17) para encaminhar uma reação formal do governo à carta de Snowden.
Fontes
Categorias