Lembra daquela história recente de hackear um BMW usando apenas um navegador? Pois bem, parece que a Fiat Chrysler não quer passar pelo mesmo problema e, para isso, está contando com a ajuda daqueles que representam o maior risco para os carros conectados: os hackers.
A empresa está pagando entre US$ 150 (R$ 487) e US$ 1,5 mil (R$ 4,8 mil) para os profissionais que encontrarem possíveis brechas na segurança dos sistemas utilizados em seus veículos e alertarem a companhia sobre isso. Como dizem por aí: se não pode contra eles, junte-se a eles. Ou ofereça dinheiro, dá quase na mesma.
A iniciativa, que não é bem uma novidade, veio de uma parceria com a Bugcrowd Inc., baseada em São Francisco, nos EUA. Esta organiza programas de "caça à recompensa" para gratificar hackers que optam por ajudar as companhias.
Essa mesma empresa trabalha com a Tesla desde que a companhia de Elon Musk descobriu uma falha grave, divulgada por especialistas em segurança, que permitia que um Model S fosse desligado através de uma invasão ao sistema de entretenimento – como em todo bom computador sobre rodas, tudo foi resolvido através de um patch.
Especialistas em segurança conseguiram descobrir uma forma de desligar um Tesla Model S através do sistema de infotainment
No caso da Fiat Chrysler, o ponto crítico foi uma demonstração feita por dois pesquisadores que conseguiram assumir o controle de um Jeep Cherokee à distância, usando um laptop, enquanto o veículo trafegava por uma estrada. O modelo teve que ser submetido a um recall para resolver o problema, mas recalls não fazem bem para a marca.
Com uma carga tão grande de eletrônicos, conectividade e um aumento no uso do conceito "smartcar", as montadoras estão cada vez mais preocupadas com a segurança cibernética de seus veículos, que podem ser alvos de roubos de informações ou até mesmo, em casos mais bizarros, de sequestros remotos ao travar os motoristas dentro dos carros e só destravá-lo depois do pagamento de um resgate.
É por isso que, além de contar com equipes de cibersegurança, as montadoras estão apelando também para ajuda de fora. A iniciativa da Fiat Chrysler e da Tesla já é bem comum em outros meios da tecnologia e a parceria improvável tem rendido bons resultados para as empresas.
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