Conhecida por sua loja virtual, que é considerada a meca dos aficionados por esporte e saúde no Brasil, a Netshoes resolveu dar um passo além e marcar seu espaço no mercado de produtos de tecnologia voltada para fitness – usando as próprias pernas. Nesta quinta-feira (13), a empresa realizou um evento em São Paulo no qual anunciou as suas mais novas marcas, a GONEW e a ALL4ONE, além de revelar os primeiros dispositivos dessa última linha, que se foca no esportista que quer extrair o máximo de sua performance.
Com a GONEW, a empresa pretende criar uma porta de entrada para quem quer começar no mundo das práticas esportivas, oferecendo produtos para todos os gostos e bolsos, de peças de vestuário até dispositivos de monitoramento de baixo-custo. A ideia é atrair o interesse de um novo público para as atividades esportivas, o que deve acabar ampliando o mercado de consumidores para os produtos do gênero.
O destaque da apresentação, porém, ficou com a ALL4ONE, que parece ser o xodó da Netshoes. Em desenvolvimento há cerca de um ano, o projeto recebeu um investimento pesado da companhia, que alocou uma equipe de 80 pessoas sob as mãos de um novo diretor – contratado especialmente para cuidar da nova marca –, para levar a marca adiante. Diferente da GONEW, a ALL4ONE se concentra no atleta, profissional ou amador, que sente a necessidade de acompanhar o seu desenvolvimento e a sua evolução nos treinos.
Uma bela (e funcional) vitrine
A companhia claramente não economizou munição para esse começo de negócios com a ALL4ONE, já que foram apresentados produtos que, em uma primeira impressão, exibem uma boa qualidade e oferecem preços competitivos quando comparados ao que se encontra atualmente no mercado. Os primeiros lançamentos buscam atingir um pouco de cada vertente do setor, oferecendo aparelhos que podem agradar a praticantes de corrida, ciclismo ou fitness em geral – sim, você pode usá-los no seu treino de crossfit.
No evento foram apresentados alguns dos aparelhos, inclusive com alguns deles sendo demonstrados por atletas convidados, que subiram ao palco para realizar alguns exercícios com os produtos disponíveis. O item mais caro nessa primeira leva é o Power Beam Pro, um rolo de treino para bikes que permite ao usuário repetir algum trajeto que já tenha feito na rua ou simular todas as dificuldades de percursos famoso, como o da Tour de France – e ele pode ser seu por R$ 4 mil.
A Connect Care (R$ 299), por sua vez, é uma balança inteligente com bioimpedância, que pode avaliar seu peso, gordura corporal e percentual de água no corpo, garantindo que você possa ver todos os resultados que lhe interessem. O Performance Coach (R$ 799), outro produto que atraiu os presentes, é um dispositivo que pode ser acoplado a quase qualquer tipo de óculos para exibir um display LED que exibe os batimentos captados por uma cinta peitoral. O aparelho é algo na medida certa para ciclistas ou quem não pode desviar o olhar do exercício para checar a frequência cardíaca.
Ainda assim, o produto que mais nos chamou atenção foi a smartband da marca, chamada Connect U220. A pulseira é compacta e tem um design bem discreto, mas nem por isso deixa de contar com diversas funcionalidades. O vestível da ALL4ONE monitora seus passos, calorias perdidas e calcula a distância percorrida nas suas atividades. Como se isso não bastasse, o dispositivo pode ainda cuidar do seu sono e analisá-lo, além de despertá-lo pela manhã. A Connect U220 pode ser comprada por R$ 249 – um preço bastante justo pelo material.
Plataforma unificada
Um detalhe bacana dos produtos da linha é que todos eles se comunicam via Bluetooth, com a possibilidade das informações armazenadas por eles serem transferidas para o smartphone. Para tomar conta de tudo isso, a Netshoes criou uma plataforma unificada e conectada que, ao ser alimentada de dados, analisa e cruza as atividades físicas da pessoa para dar um retorno da sua performance e avaliar como ele pode melhorar.
“Nosso objetivo é oferecer uma solução completa, com tecnologia brasileira, aos mais variados perfis de atleta e o ALL4ONE é, sem dúvida, o que há de mais avançado no mercado quando o assunto é tecnologia para vestir. A ferramenta une tecnologia mobile, algoritmos exclusivos e mais de 30 indicadores esportivos”, explica Immo Paul, da Carenet, empresa responsável por desenvolver o sistema e os aplicativos para a nova marca.
A ideia é que o cliente tenha em uma única interface todas as informações necessárias para que ele possa aperfeiçoar seu treino e traçar novas metas. O app deve ajudar bastante nesse sentido, já que quem usa o serviço vai poder avaliar a intensidade dos exercícios praticados, ajudando o sistema a sugerir ciclos de descanso, modos de reforçar as sessões de trabalho físico ou simplesmente avisar quando você bater uma marca pessoal.
A plataforma oferece ainda ponto de XP por realizar tarefas programadas, como um modo de incentivar a melhoria constante do atleta. Em um primeiro momento tudo vai ser configurado e acessado exclusivamente por meio do aplicativo para celulares, porém, o plano é que haja um site no qual vai ser possível consultar os seus resultados, compartilhar ele com amigos e se comparar com outros esportistas.
Ao alcance de um clique
A ALL4ONE vai contar com um portal – ainda não ativo – que serve para informar o visitante de todo o universo que tange a marca, além de reunir informações sobre tecnologia para performance atlética e conteúdo esportivo. Se escolher comprar algum produto, o consumidor não terá nenhum tipo de surpresa, já que será encaminhado para a página da própria Netshoes, que tem exclusividade na venda dos itens de sua nova linha.
Com bastante tradição no comércio online, a empresa espera cativar o público oferecendo a mesma estrutura que a tornou destaque no segmento de e-commerce. Todos os produtos mencionados na matéria e mais alguns – como o Connect Bike, Connect Fit e Connect Run – estarão disponíveis a partir da sexta-feira (14). Porém, os aplicativos para iOS e Android, que fazem toda a configuração dos aparelhos, só devem chegar às suas respectivas lojas na próxima segunda-feira (17).