(Fonte da imagem: Reprodução/Slash Gear)
O mundo da higiene bucal está evoluindo e abraçando a tecnologia digital. A Procter & Gamble Co., conglomerado de empresas do qual faz parte a Oral-B, anunciou que lançará neste ano a primeira escova de dentes conectada a smartphones do mundo. O aparelho, que usará bluetooth 4.0, funcionará como dispositivo para orientação personalizada aos usuários que querem melhorar sua escovação.
De acordo com a P&G, um aplicativo instalado no smartphone poderá ser programado com a ajuda de um dentista para que se preste mais atenção em áreas da boca que estão sendo negligenciadas pelo paciente, por exemplo.
Detalhes de como isso vai funcionar ainda não foram explicados, mas a empresa já adiantou que trata-se de um “aconselhamento” em tempo real em que o sistema mostrará quando o usuário deve mover a escova para uma região diferente da boca ou avisar se ele está escovando com muita força.
A ideia partiu de odontologistas
“Dentistas sempre nos falam: ‘As pessoas fazem um excelente trabalho antes de virem à consulta e uma semana depois de nos visitarem, mas nada pode esconder o fato de que quando olhamos dentro da boca podemos ver áreas que eles se esqueceram de escovar’”, diz Michael Cohen-Dumani, diretor associado da Oral-B.
Segundo Cohen-Dumani, profissionais ajudaram a desenvolver o aplicativo como ferramenta para gerenciar o desempenho dos usuários entre as consultas ao dentista. O diretor também conta que, durante os testes, o dispositivo estendeu o tempo médio em certos processos de escovação de menos de um minuto para 2 minutos e 16 segundos.
Apresentação do produto será na MWC
A companhia afirma que a escova será revelada com mais detalhes na semana que vem, durante a Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, mas já avisou que o lançamento deverá acontecer em junho e preço sugerido será de £ 199 na Inglaterra e € 219 no restante da Europa. A Oral-B lançou recentemente no Brasil sua primeira escova inteligente, a Professional Care 5000, com preço em torno de R$ 350.
Fontes