Uma vindoura atualização de software dos iPhones pretende incentivar mais usuários a se registrar como doadores de órgãos, olhos e tecidos em geral – tudo por meio da adição de um simples botão no seu aplicativo Health na sua versão para o iOS 10. Segundo a empresa, a novidade é fruto de uma parceria com a Donate Life America e permitirá que as pessoas se informem mais e possam fazer seus cadastros com apenas alguns toques em seus smartphones.
O aplicativo Health do celular da Maçã inclui um recurso chamado Medical ID, que oferece informações críticas da saúde do usuário a paramédicos que responderem em situações de emergência. Por meio do app, é possível obter dados como condições médicas, alergias, medicamentos utilizados, tipo sanguíneo e contatos de emergência do dono de um iPhone – tudo direto da tela de bloqueio do aparelho. Com o iOS 10, o programa incluirá o registro de doador.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Um doador, oito vidas salvas
A escassez de doadores é um problema de longa data nos EUA, mas acabou ganhando peso para o líder da Maçã, Tim Cook, após a morte de Steve Jobs em 2011. O falecido cofundador da Apple recebeu um transplante de fígado após aquilo que o atual CEO define como uma espera “excruciante”. Jobs teria chegado a recusar uma oferta de transplante do próprio Cook.
Para o CEO da Apple, a questão dos transplantes ganhou peso maior após a morte de Steve Jobs
“Em média, uma pessoa morre por hora nos Estados Unidos enquanto espera por um transplante de órgão porque a demanda para esses procedimentos essenciais supera muito a disponibilidade de órgãos – e cada doador consegue salvar até oito vidas”, afirmou David Fleming, CEO da Donate Life America.
“Ao trabalhar com a Apple para levar o National Donate Life Registry para o app Health do iPhone, estamos tornando mais fácil para as pessoas descobrirem sobre a doação e se registrem rapidamente. Esse é um grande passo que vai acabar salvando muita gente”, completa o executivo.
Quando chega?
A versão prévia do iOS 10 já está disponível para desenvolvedores participantes do Developer Program do sistema operacional móvel da Apple e um Beta público da nova edição da plataforma deve ser disponibilizada pela empresa ainda em julho – os interessados podem clicar aqui para se registrar para receber notificações sobre o início dos testes.
A novidade chegará ao app Health junto à atualização do iOS 10
A versão estável da atualização deve ser liberada para o público no próximo outono norte-americano, que equivale à nossa primavera. Até o momento, a chegada da função de registro como doador de órgãos por meio do app Health só foi anunciada para residentes dos Estados Unidos. O TecMundo entrou em contato com a Apple para saber se há planos de trazer a novidade para o Brasil, mas não recebemos resposta até a publicação deste texto.
-------
Atualização: Questionada se há planos para a expansão da função do registro de doadores de órgãos pelo app Health aqui no Brasil, a empresa de Cupertino afirmou que, por enquanto, a novidade se limita aos Estados Unidos. "A Apple deseja se focar na significativa integração com a Donate Life America nos EUA e espera expandir [esse tipo de parceria] para mais países no futuro", afirmou uma representante da companhia na América do Norte.
Fontes
Categorias