A Samsung não é boba e sabe que, quando você já conhece um aparelho, certamente você vai se dar bem com outro da marca, caso eles sejam semelhantes (veja o iPad, que possui a mesma plataforma do iPhone). Portanto, de acordo com informações da Reuters, a maior vendedora de TVs planas do mundo está desenvolvendo uma plataforma conjunta de software para uso tanto em celulares quanto em televisores.
Com o aumento da audiência, ou seja, das pessoas que usam um, outro ou os dois produtos da marca, a Samsung pretende aumentar o número de desenvolvedores a usar os aparelhos. Quanto maior a adesão, mais a plataforma tende a crescer e ter um lugar no mercado.
Entretanto, o vice-presidente da divisão de displays da companhia, Kyungsik Kevin Lee, não sabe quando a plataforma ficará pronta, porém afirma que desenvolvedores já estão trabalhando nela.
Fonte da Imagem: Samsung
A estimativa, segundo Lee, é que a Samsung espera que a venda de “televisores inteligentes” – aqueles de alta qualidade que podem ser usados também para acesso à internet – chegue a estimados 5 milhões, aumentando o dobro ou mais para 2011.
Quem pode, pode!
O analista John Jackson, da empresa de pesquisas CSS Insights, afirma que poucas empresas são capazes de fazer este tipo de combinação entre as duas audiências. É o caso da LG e da Sony, que assim como a Samsung são grandes empresas na venda de produtos eletrônicos.
Todavia, até mesmo elas possuem “furos” em seus projetos, seja por questões geográficas, produtos ou por não conseguir atrair desenvolvedores para seus projetos. A estratégia da Samsung é participar de receitas geradas por aplicativos e serviços usados em sua plataforma, diz Jackson.
Se pensarmos que a Samsung anunciou recentemente que não vai usar a plataforma Symbian em novos celulares, era de se esperar que uma notícia dessas chegasse em um futuro próximo. Basta saber como a ligação entre TV e celular vai funcionar, se encaixando em dois tipos de aparelhos tão distintos.