(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)
Não é novidade alguma que a Samsung comete algumas falhas na hora de personalizar o Android, mas uma descoberta recente indica que o software modificado pela fabricante coreana pode conter uma brecha de segurança grave.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De acordo com a descoberta dos desenvolvedores da Replicant, a falha no software está no arquivo de configuração do modem. O problema é que esse descuido por parte da Samsung pode comprometer os dados do usuário.
A informação oficial é de que esse chip de comunicação de rede “sempre roda um sistema operacional proprietário, e esses sistemas são conhecidos por terem brechas que tornam possíveis a conversão remota do modem em um dispositivo espião,” relatou Paul Kocialkowski, desenvolvedor da Replicant.
Através desta backdoor, um invasor pode ter acesso à câmera, ao microfone, ao componente que controla o GPS e até mesmo aos dados armazenados no telefone. O problema é que esses modems geralmente permanecem conectados quase sempre à operadora, deixando as brechas sempre acessíveis.
Aparelhos afetados
A postagem no site da Replicant informa que os seguintes dispositivos possuem a brecha:
- Galaxy Note 2
- Galaxy Note
- Galaxy S3
- Galaxy S2
- Galaxy S
- Nexus S
- Galaxy Nexus
- Galaxy Tab 2 10.1
- Galaxy Tab 2 7
Ainda não há informações se a brecha existe no Samsung Galaxy S4 e no Galaxy Note 3. A Replicant relatou que há maneiras de corrigir a falha com uma atualização, mas que caso o modem possa controlar o processador principal, não há como fechar a brecha. A fabricante coreana ainda não se pronunciou a respeito, mas até agora não se sabe se alguém já conseguiu abusar deste erro.
Categorias