(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
Este ano, algumas categorias estreantes foram adicionadas ao já conhecido prêmio Top of Mind, que lista as marcas mais populares entre os brasileiros. A Samsung liderou com bastante vantagem o ranking da Categoria Top Tecnologia, com 20% das menções totais dos participantes. Em segundo lugar, está a também sul-coreana LG, com 6% dos votos. A Nokia e a Sony empataram com 5%, enquanto a Apple foi lembrada por somente 4% dos brasileiros pesquisados.
Para André Felippa, vice-presidente de marketing da Samsung da América Latina, a empresa consegue estar na lembrança do brasileiro porque possui maior velocidade e grau de inovação do que seus concorrentes. “O consumidor está buscando a última tecnologia. O topo de linha do ano passado não é mais neste ano”, frisou ele. Além disso, existe um grande leque de aparelhos que pertencem à Samsung e que são relativamente comuns no Brasil, como smartphones, tablets, televisores, smart TVs, entre outros produtos.
André Felippa diz que a Samsung se adapta ao mercado local – e que um exemplo disso são as televisões com a “função futebol”, capaz de permitir que as pessoas façam o replay das jogadas que quiserem. "A Samsung gastou em 2012 mais de US$ 10 bilhões com pesquisas e desenvolvimento de tecnologia no mundo. No Brasil, temos duas fábricas e um centro de desenvolvimento", afirma.
Segundo os especialistas, a Apple não ocupa a primeira posição pelo fato da empresa ser muito seletiva no Brasil, característica que influencia fortemente a sua presença (e lembrança) no mercado nacional. "Se comparada com as outras, a Samsung é mais forte porque lança mais, desenvolve mais, comunica mais", diz Rodolfo Araújo, diretor de conhecimento e inovação da Edelman Significa.
Fontes
Categorias