(Fonte da imagem: Reprodução/TheVerge)
As grandes empresas de tecnologia do momento contam com investimentos em várias áreas diferentes, como na de smartphones ou na de computadores — e isso é bastante lógico, pois são esses os produtos que fazem com que as companhias do gênero da Apple, Google e Samsung tenham lucro.
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Contudo, essas empresas também gastam uma grande parte do seu dinheiro em uma atividade que não é tão óbvia assim: o lobby. O objetivo desse tipo de coisa é simples — exercer pressão em diversas áreas da sociedade e do mercado para divulgar a sua marca ou para se beneficiar de qualquer outra maneira.
Uma das companhias que andam investindo cada vez mais na atividade de lobistas é a Samsung. De 2011 para 2012, os gastos da empresa nessa área passaram de US$ 150 mil (R$ 300 mil) para US$ 900 mil (R$ 1,8 milhão) — o que é uma marca de crescimento impressionante.
Quando perguntados sobre o assunto, os representantes da empresa coreana afirmaram que o lobby é uma atividade normal e que faz parte da rotina de trabalho de grandes companhias. Além disso, eles também alegaram que essa iniciativa faz parte da política de transparência da própria Samsung.
E continua sendo um “peixe pequeno”...
Se formos falar especificamente de lobby, a Samsung ainda é uma espécie de iniciante. Grandes companhias, como a Google e a Microsoft, já trabalham com o lobby há muito tempo, de forma que o investimento delas também é bem maior — neste caso em específico, cada uma das empresas gastou US$ 18 milhões (R$ 36 milhões) e US$ 8 milhões (R$ 16 milhões) em 2012, respectivamente.