Na foto 1, a loja da Samsung na Austrália. Na foto 2, a Apple Store. Iguais ou diferentes? (Fonte da imagem: Reprodução/AndroidAuthority)
A batalha judicial entre Apple e Samsung terminou ontem nos tribunais, mas isso não significa que seja o fim das comparações entre as duas empresas. O alvo dessa vez são as lojas exclusivas das marcas. A proximidade do design da loja da Samsung, se comparada com a Apple Store, chamou a atenção da imprensa australiana.
Os pontos de venda direta de produtos da marca eram uma obsessão de Steve Jobs e suas lojas são conhecidas pelo design diferenciado para apresentação dos produtos. As lojas da Samsung, que aos poucos começam a ser inauguradas em diversas cidades do mundo, seguem o mesmo “estilo visual”.
Apesar da cor principal da Samsung ser o azul, o uniforme dos funcionários segue o mesmo estilo daqueles utilizados pelos vendedores da Apple: camisas azuis e calças pretas. A última das coincidências fica por conta da disposição dos produtos. Sempre lado a lado e em um ambiente muito iluminado.
Outra briga por patentes?
A boa notícia, ao menos para a Samsung e para aqueles que não gostam da empresa da Maçã: o layout das lojas não é patenteado e não foi a Apple quem inventou o design minimalista aplicado na decoração de suas lojas.
Contudo, isso não significa que não possa haver brigas. Sabe aqueles displays de acrílico transparente que você vê na foto 2, na loja da Apple? São patenteados e o nome de seu autor é Steve Jobs. Nova guerra à vista?
Categorias