Diferente de alguns anos atrás, hoje em dia é cada vez mais fácil criar e manter o seu site pessoal ou blog. Para tal, basta ter uma hospedagem, instalar um CMS e começar a escrever! Existem diferentes recursos e ferramentas disponíveis online, alguns gratuitos e outros pagos, mas todos servem para ajudar, até mesmo quem não sabe nada de programação, a criar e manter um blog.
Atualmente, o CMS mais utilizado para criar e manter blogs é o Wordpress. Neste artigo, serão repassadas algumas dicas de como aproveitar melhor esse sistema. Mas antes, é bom rever alguns conceitos básicos que ajudarão a compreender melhor este tema.
O que é CMS?
CMS, ou Content Management System, é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo utilizado principalmente para criar e manter blogs. Todo blog tem um sistema desses e existem vários tipos diferentes disponíveis para cada blogueiro poder escolher aquele que achar melhor.
Um CMS basicamente irá ajudar na criação e na manutenção da interface do blog ou site. Através dele, você cria novos conteúdos, gerencia os antigos e altera a forma de visualização dos textos e imagens. E o Wordpress é considerado um dos melhores CMSs disponíveis justamente por permitir uma melhor interface para o usuário criar e personalizar praticamente o que ele quiser em seu blog.
Wordpress.com e Wordpress.org. Dois Wordpress diferentes?
Se você procurar por Wordpress na internet, você encontrará dois grandes resultados: o Wordpress.com e o Wordpress.org. Ambas as páginas falam do mesmo CMS, ambas são gratuitas e personalizáveis. Se olharmos por cima e do ponto de vista do usuário, elas são praticamente idênticas. Então, qual a diferença?
O Wordpress.com é um servidor gratuito de blogs. Basta você criar uma conta no site principal para então poder criar quantos blogs quiser. Já o Wordpress.org é uma comunidade que disponibiliza o CMS do Wordpress para ser baixado e instalado no seu servidor pessoal. Isso quer dizer que se você tem um site qualquer, digamos o http://www.meusitequalquer.blog.br/, você pode instalar para esse domínio o CMS disponível no Wordpress.org.
A diferença básica é que no Wordpress.com você usa o servidor e configurações básicas da equipe do Wordpress. Com o Worpdress.org você usa o seu banco de dados e personaliza tudo da forma como quiser. Por isso mesmo a ênfase neste artigo será sobre o CMS do Wordpress.org.
Ultima versão do Wordpress e atualizações
Até a data deste artigo, a última versão do Wordpress disponível é o 2.8.3. O que isso quer dizer? Basicamente, que já houve várias outras versões anteriores e que em cada versão coisas novas são acrescentadas e erros são corrigidos. Esta última versão traz novidades excelentes, principalmente, no que diz respeito a atualizações e instalações, que agora são automatizadas e integradas ao sistema principal.
Se você já tem alguma versão do Wordpress instalado, você recebe automaticamente avisos quando novas versões do CMS estiverem disponíveis e até quando novas atualizações de plugins extras instalados são lançadas. Para quem nunca instalou o Wordpress, saiba que sua instalação é extremamente simples e é conhecida como a “Instalação de 5 minutos”. Para tal, basta você ter acesso a um banco de dados MySQL e criar uma conta com permissão de edição, ao acessar o FTP de seu site e ter a última versão do Wordpress para instalar. O resto é só seguir os passos.
Novos Plugins
A maior vantagem do Wordpress é justamente a possibilidade de personalizar o CMS através da instalação de novos plugins. Um plugin é um pequeno programa que você instala no seu blog que permite executar alguma função ou acessar algum recurso que antes você não conseguia. Existem vários plugins para todos os gostos e funções e a instalação é extremamente simples.
Em versões anteriores, para instalar plugins era necessário acesso via FTP, mas agora você pode instalá-los através do CMS automaticamente. São duas as formas básicas de instalar os plugins nessa última versão do Wordpress: via busca e via arquivo ZIP.
Para instalar via busca, basta ir à aba apropriada para instalação de plugins. Lá você verá um espaço de busca. Você pode procurar tanto pelo nome ou por alguma palavra chave. Quando encontrar o plugin que deseja instalar, basta escolhê-lo que o CMS instala automaticamente no seu blog.
Para instalar via arquivo ZIP você precisa ter em algum lugar esse plugin para instalar. Então, localize o arquivo no formato ZIP e escolha instalar. O CMS irá descompactar e instalar automaticamente o plugin no seu blog. Agora, sempre que houver uma nova atualização, você receberá o aviso e poderá atualizar qualquer plugin automaticamente.
Novos Temas
Os temas são o que diferenciam um blog do outro. Cada blog usa um tema diferente, que o identifica diante dos leitores. Por isso é extremamente importante a escolha de um bom tema.
Vale lembrar que muitas das funções de seu blog são configuráveis através do seu tema. Por exemplo, a instalação de sistemas de controle de estatística ou a visualização de favicons são feitos no tema. Caso você altere o tema de seu blog, lembre-se de alterar essas configurações também.
A instalação de novos temas ainda precisa ser feita via FTP, como nas versões antigas. Mas isso é xtremamente fácil. Basta você descompactar os arquivos do tema escolhido na pasta /wp-content /themes/ de seu blog e pronto. No CMS você pode configurá-lo e ativá-lo para seu blog.
Agora que você já sabe quais são as principais funções do Wordpress, está pronto para blogar? Achou este guia fácil? Aguarde que em breve o Baixaki trará mais dicas sobre o Wordpress!