A internet hoje é sem dúvida o meio de comunicação mais diversificado de que podemos dispor. Na rede mundial de computadores, é possível encontrar sites especializados em qualquer tipo de conteúdo. Existem portais de notícia gerais e outros extremamente focados. Temos também páginas com assuntos acadêmicos e alguns nem tão úteis assim. Dessa forma, como um internauta vai escolher o que ele deseja consumir?
Para facilitar a sua vida, existem os feeds. Com essas ferramentas, não é preciso correr atrás de determinado site para descobrir quando ele vai atualizar um conteúdo específico. Os feeds fazem isso para você. Eles vão até os endereços que você mais gosta e trazem até a sua Área de trabalho aquele texto, vídeo ou música tão esperado.
Leia tudo sem procurar nada. (Fonte da imagem: Reprodução/Atualizado)
Como usar os feeds?
Para desfrutar das facilidades da ferramenta, você precisa ter um leitor ou agregador de feeds. São várias as opções e é possível escolher entre aplicativos instalados no PC ou leitores online que rodam diretamente no seu navegador. Algumas das principais alternativas são o Google Reader, NewsBlur e outros widgets que mostram tudo diretamente na sua Área de trabalho.
Com uma dessas opções devidamente configurada no seu computador, você só precisa clicar nos ícones (RSS) em qualquer site e se manter atualizado.
Encontre os ícones do RSS na internet. (Fonte da imagem: Reprodução/Gazeta do Povo)
O que é RSS?
Rich Site Sumary (RSS 1.0) ou Really Simple Syndication (RSS 2.0) são os formatos de distribuição mais utilizados atualmente. No entanto, existem outros protocolos como o Atom, uma espécie de combinação dos modelos citados acima.
A origem da palavra “feed” vem mesmo do inglês e significa “alimentar”. No caso, o internauta que não tem tempo para navegar por vários sites à procura de conteúdo seria “alimentado” com todas as atualizações que ele normalmente buscaria. Dessa forma, o assinante de feeds não precisa ir ao portal para ler determinada postagem, recebendo tudo diretamente no seu leitor de feeds. Ou seja, você deixa de correr atrás do conteúdo e ele passa a seguir você.
Categorias