Se você acha que robótica é algo muito difícil, é bom rever seus conceitos. Crianças de 4 a 6 anos da creche da USP (Universidade de São Paulo) em São Carlos estão aprendendo os conceitos da disciplina e mostrando que nem tudo é complicado.
Para os 24 alunos da creche, é como se fosse mais um brinquedo. Depois de quatro meses de aulas, as crianças já sabem quais peças encaixar e como se faz para parafusar as partes.
Um dos robôs criados tinha rodas e estava programado para seguir uma linha branca no chão. Segundo Roseli Romero, professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP e coordenadora do projeto, as expectativas foram superadas – o que a motivou a desenvolver mais atividades educacionais para as crianças.
Embora a engenharia seja vista como uma disciplina predominantemente masculina, engana-se quem acha que as meninas não se interessaram pelas aulas. "Desmistifica um pouco essa questão de que as meninas são para boneca, são para princesas, e na verdade elas estão se vendo como alguém que consegue construir coisas", disse a diretora da creche, Beatriz Boriollo, ao site G1.
Fontes
Categorias