(Fonte da imagem: Reprodução/Earth Techling)
Desenvolvido por Elie Ahovi, o Marine Drone é um conceito que tem tudo para ganhar popularidade entre os fãs do meio ambiente. Em vez de ser usado para operações de espionagem ou para atacar humanos, o robô submarino proposto por ele tem uma missão muito mais nobre: ajudar na limpeza dos oceanos do planeta.
O dispositivo, que seria alimentado por baterias à prova d’água acopladas a um motor elétrico silencioso, teria formato semelhante ao de uma cesta de lixo convencional. Para evitar que peixes e outras criaturas marinhas entrassem dentro dele, um emissor sônico emitiria ruídos considerados irritantes.
(Fonte da imagem: Reprodução/Earth Techling)
Assim que o robô estivesse cheio de lixo, voltaria até a superfície para ser coletado e ter seu conteúdo esvaziado em locais considerados ambientalmente corretos. Segundo Ahovi, a ideia para a criação do dispositivo surgiu quando ele viu pela primeira vez o Grande Depósito de Lixo do Pacífico, região com tamanho próximo ao dos EUA constituída principalmente por plástico e lixo.
A esperança do inventor é que o robô seja capaz de ajudar a aliviar um pouco da carga de lixo presente nos oceanos e outras regiões subaquáticas do planeta. Embora não forneça uma solução definitiva para o problema, são ideias como essas que devem ajudar a manter o equilíbrio dos ecossistemas afetados pela poluição excessiva criada pela humanidade.
Fonte: Earth Techling
Categorias