Para estimular os estudantes de ensino fundamental, médio e técnico a trabalhar em equipe para construir robôs e programá-los, acontecerá no salão de eventos do campus da USP a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que está com inscrições abertas até 20 de maio.
Com duas modalidades (teórica e prática), os alunos podem entrar em contato com as discussões sobre o tema e competir entre si com as construções feitas em grupos.
No caso da categoria prática, cada equipe pode ser composta por no mínimo dois integrantes e no máximo quatro. Os robôs desenvolvidos devem ter a capacidade de enfrentar sozinhos vários obstáculos e desafios em uma pista de competição feita de madeira. Há dois níveis de disputa, sendo o primeiro voltado aos alunos do ensino fundamental e o segundo aos do ensino médio e técnico.
Já na modalidade teórica, os alunos não precisam ter conhecimento específico de robótica. Logo na primeira fase, as provas são realizadas na própria escola de cada estudante inscrito. As questões são elaboradas por uma comissão de professores e todas estão relacionadas à resolução de problemas práticos do dia a dia, aliando conteúdos do ensino fundamental e médio com a robótica.
Para os professores treinarem os estudantes, há um curso preparatório. A taxa de inscrição é R$ 15 e pode ser feita no site da organização.
A participação dos alunos na olimpíada é voluntária e gratuita. Não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo por escola. Para se inscrever, o educador ou técnico das equipes deve cadastrar os estudantes no sistema Olimpo pelo site da organização, neste link.
Categorias