Poucos assuntos no mundo da tecnologia são tão polêmicos quanto inteligência artificial. Enquanto alguns ficam maravilhados com a possibilidade de uma máquina imitar o pensamento humano, outros acreditam que estamos seguindo por um caminho bastante errado e que poderá resultar na total extinção da nossa raça — afinal, acredito que a maioria de vocês já assistiu a filmes como “Matrix” e “O Exterminador do Futuro”.
Não, nós não estamos aqui para discutir mais uma vez sobre os riscos e benefícios de criarmos robôs inteligentes — até porque personalidades que realmente entendem do assunto estão dando seus palpites (como o CEO da Tesla, Elon Musk, e o presidente da Google, Eric Schmidt). Hoje, decidimos simplesmente apresentar alguns androides que são no mínimo assustadores e podem fazer você se decidir sobre qual lado prefere estar.
Não nos entenda mal: sabemos e concordamos que as invenções citadas abaixo são importantíssimas para que avancemos tecnologicamente. Porém, é impossível não sentir um pouco de medo ao ver esses corpos robóticos tentando refletir gestos que fazemos diariamente e conseguindo manter uma conversa como se fossem indivíduos de carne e osso. Confira a lista e tire suas próprias conclusões.
6) Hanako 2
Desenvolvida pela Universidade de Showa em parceria com a TMSUK, a Hanako 2 é uma androide feita especialmente para servir como cobaia para estudantes de Odontologia. Ela permanece lá, deitada, limitando-se a abrir a boca e permitir que novatos brinquem à vontade com a sua arcada dentária.
O detalhe é que ela consegue imitar vários reflexos naturais do ser humano, reagindo com expressões de dor ou descontentamento caso o aluno faça algo de errado. Graças a um vocabulário flexível e que está sempre sendo atualizado, a Hanako 2 também consegue dizer algumas frases — mas duvidamos que ela reclame do barulho da broca.
5) Mark 1
Aos 42 anos, o chinês Ricky Ma finalmente alcançou seu sonho de infância: fabricar sua própria androide. O designer gráfico gastou US$ 50 mil (cerca de R$ 162 mil) para criar a Mark 1, cuja aparência foi claramente inspirada na atriz Scarlet Johansson. A maior parte do corpo da robô foi impressa em 3D, e toda a parte da programação foi feita pelo próprio Ma.
O rosto da Mark 1 é equipado com uma série de motores para que ela consiga executar expressões faciais na hora de responder alguma pergunta — a androide consegue dar uma piscadela sexy e até mesmo levantar suas sobrancelhas ao se espantar com algo. Resta saber se um dia ela vai ser capaz de atuar tão bem quanto a Scarlet de verdade.
4) BINA48
A BINA48 é uma androide desenvolvida pelo Movimento Terasem, uma iniciativa de cunho científico e filosófico que prega a transferência da consciência humana para um corpo robótico, o que geraria um cenário bastante excêntrico de imortalidade. A robô foi criada justamente para provar que esse conceito pode dar certo, visto que ela foi alimentada com memórias, crenças e traços de personalidade da esposa do fundador do Terasem.
No vídeo acima, você pode conferir a verdadeira Bina Rothblatt conversando com sua cópia robótica — confesse, é uma cena no mínimo perturbadora. Há quem acredite que as aparições públicas da BINA48 sejam pura montagem, visto que a androide consegue conversar com humanos com uma naturalidade incrível — será que, no futuro, todos nós teremos nossos próprios clones dotados de inteligência artificial?
3) Sophia
Sophia até parece ser uma androide amigável — no futuro, ela planeja ir para a faculdade e, quem sabe, empreender seu próprio negócio. As coisas parecem ir bem, até que alguém pergunte para ela o que faria com os seres humanos. “Eu destruirei os humanos”, responde o robô. O invento causou espanto ao ser exposto na última edição da SXSW, um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia que ocorre anualmente no Texas, EUA.
A máquina foi criada pela Hanson Robotics — empresa que também é responsável por criar outros robôs igualmente assustadores —, cujo objetivo era oferecer uma androide social que pudesse conversar, se lembrar de informações e imitar algumas expressões humanas. Essa última parte não parece ter funcionado muito bem, visto que as feições de Sophia são um tanto bizarras e nada naturais.
2) Phillip
Já falamos sobre o Phillip anteriormente aqui no TecMundo. Trata-se de outro androide desenvolvido pela Hanson Robotics e cuja aparência e personalidade foram inspiradas no escritor Phillip K. Dick, famoso por obras como “Androides sonham com ovelhas elétricas?” (que deu origem ao filme “Blade Runner - O Caçador de Androides”) e “Minority Report” (que inspirou o longa-metragem homônimo).
Phillip seria só mais um robô social como a Sophia, se não fosse por um detalhe: em certa entrevista com um jornalista, ele afirma que nos manterá bastante confortáveis em um “zoológico de seres humanos”. O vídeo com tal declaração pode ser visto logo acima, e o que mais assusta é a naturalidade com a qual o androide revela seus planos maquiavélicos. Ou será que os robôs também conhecem o bom e velho humor negro?
1) Tara the Android
É claro que a Tara the Android estaria no topo desta lista, não é mesmo? Ninguém sabe quem (e muito menos para que) fez esta robô macabra. O vídeo de Tara cantando uma música denominada “I Feel Fantastic” simplesmente surgiu na web em 2009, e, até agora, a internet não soube explicar a origem do clipe.
Como era de se imaginar, vários creepypastas (histórias de terror que viralizam na web) começaram a surgir com o intuito de desvendar a origem de Tara. O mais famoso deles afirma que o criador da robô — um inventor chamado John Bergeron — assassinou uma mulher e vestiu a androide com suas roupas. Será?
Categorias