Natural de Hong Kong, o inventor e designer gráfico Ricky Ma sempre sonhou em construir o próprio robô depois de crescer consumindo filmes, desenhos e livros sobre o assunto. E a realização veio agora: aos 42 anos, ele fabricou do zero e instalou uma androide recepcionista na porta de sua própria casa.
Ele levou um ano e meio no projeto e gastou cerca de US$ 50 mil. O robô se chama Mark 1, o nome de uma das armaduras do Homem de Ferro, aquela toda cinza e rústica que Tony Stark constrói em cativeiro. O rosto foi modelado com base em um atriz de Hollywood que Ricky quis deixar em segredo, mas não tem jeito: ela é a cara de Scarlett Johansson, voz do filme "Ela" e a Viúva Negra nos filmes da Marvel.
O robô faz pequenos movimentos de braços, pernas e cabeça, além de conseguir se curvar levemente. O maior nível de detalhes fica nas expressões faciais: o robô responde a elogios com sorrisos, por exemplo, e pode até dar uma piscadinha.
O esqueleto do robô foi impresso em 3D (70% de todo o corpo do androide veio dessa técnica), enquanto a pele é de silicone. Ricky não conhecia várias técnicas de programação, modelagem e impressão, mas aprendeu tudo sozinho para realizar o próprio sonho. Ele foi muito questionado durante o procedimento, mas não desistiu. Até agora, a construção é somente um hobby, mas ele espera que um investidor surja e encomende mais unidades.
Você acredita que robôs poderão substituir os humanos? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes
Categorias