O Instagram é uma rede social cujos termos de uso são bem rigorosos. Eles proíbem uma série de publicações consideradas como conteúdos com nudez, atos violentos, e outros, sem que as fotos necessariamente retratem esses casos.
Assim como também "pune" quem comete infrações como curtir e seguir muitos perfis em um curto tempo.
E quando isso acontece, uma das principais consequências é justamente ficar impossibilitado de seguir novos perfis no Instagram. Essa é uma forma da rede social alertar para a sua má conduta. Entretanto, em algumas vezes isso acontece por uma simples falha na plataforma, ou até mesmo a queda de seus servidores.
E para te ajudar com isso, hoje o TecMundo explica em detalhes porque você não pode seguir ninguém no Instagram, e formas de contornar isso. Confira!
- Veja também: Como mudar o idioma do Instagram?
Instagram fora do ar ou instável
Um dos principais motivos que impede você de seguir outras pessoas no Instagram é algum problema ligado ao próprio aplicativo.
Assim como em outras redes sociais, eventualmente a plataforma da Meta pode sofrer com instabilidade em seus servidores, algumas vezes afetando até mesmo outros serviços da empresa também, como WhatsApp e Facebook.
Para saber se os servidores do Instagram passam por instabilidades, ou estão fora do ar, você pode acessar o site Downdetector, que monitora a atividade de diversos aplicativos.
Além disso, também é possível investigar em outras redes sociais, como o X (antigo Twitter), se outros usuários estão passando pelo mesmo problema. Além, é claro, de acessar sites confiáveis, como o TecMundo, para ler a última notícia sobre a plataforma.
Já em relação a uma solução para este problema, infelizmente o único jeito é esperar até que a própria Meta faça os ajustes para que tudo seja normalizado.
Sua conta está suspensa ou bloqueada pelo próprio Instagram
Desde que o Instagram começou a se popularizar ao redor do mundo, a rede social conta com uma série de iniciativas automáticas para coibir possíveis violações. E uma delas é em relação a quantidade de pessoas que você segue, ou curtidas realizadas dentro de um curto período de tempo.
O motivo é uma forma de impedir que outros aplicativos secundários promovam ações automáticas em seu perfil.
Por exemplo, vários desses apps prometem aumentar o número de seus seguidores, e para isso, eles realizam uma avalanche de curtidas em outros perfis, e ao mesmo tempo começam a seguir diversas novas contas no Instagram.
- Entenda: Como mudar a senha do Instagram?
Com isso, esses apps criam uma espécie de "corrente" onde quem participa do ato, também faz os mesmo movimentos, ou seja, também curtem suas postagens e seguem você.
Porém, isso é considerado ilegal pelo Instagram, e as consequências são a suspensão temporária da sua conta, ou até mesmo o bloqueio do perfil.
Curiosamente, perfis que curtem muitas fotos, ou seguem diversas contas em um curto intervalo de tempo, também acabam sendo punidos pela plataforma.
Nesses casos, é preciso entrar em contato com a própria plataforma para reverter a "punição", ou simplesmente esperar até que o prazo estipulado pela plataforma seja encerrado. Vale lembrar que toda essa comunicação é feita pelo próprio aplicativo, ou por mensagem enviadas para o e-mail cadastrado na sua conta na rede social.
App desatualizado ou eventuais bugs
Por fim, o problema que te impede de seguir contas no Instagram pode estar relacionado a um bug eventual, ou até mesmo por você estar usando uma versão desatualizada do aplicativo.
Em ambos os casos, primeiro é preciso fazer a atualização do mesmo, uma vez que a cada nova versão, o software traz melhorias e correções de erros.
Mas se nenhum dos casos anteriores resolveu o seu problema, você também pode fazer a reinstalação do seu aplicativo no seu smartphone. Para isso, basta deletar o software instalado e, em seguida, fazer o download novamente.
- Confira também: Como baixar fotos do Instagram, tanto do perfil quanto do feed?
Gostou do conteúdo? Republique em suas redes sociais e deixe seus seguidores por dentro desse tutorial. Até a próxima!
Categorias