Facebook: 8 recursos que ainda são úteis em 2024

4 min de leitura
Imagem de: Facebook: 8 recursos que ainda são úteis em 2024

É verdade que o Facebook já não tem uma quantia tão grande de pessoas passando por suas páginas. Porém, é inegável que a rede social de Mark Zuckerberg é uma ferramenta importante em várias frentes, especialmente por conta de recursos ainda visados pela comunidade.

Vai me dizer que você nunca acessou o marketplace em busca de uma oferta? Ou até mesmo perdeu alguns minutos checando novidades dos grupos que existem no Facebook?

Seja você um usuário de longa data ou alguém que acabou de aterrissar nessa rede social, confira abaixo 8 recursos do Facebook que ainda são bem úteis em 2024 (e nos próximos anos também).

1. Marketplace

Não é de hoje que as pessoas fazem vendas no Facebook. Porém, se antes você tinha diversos anúncios perdidos em grupos, agora pode visualizar ofertas bem variadas diretamente do marketplace.

Precisa de um sofá novo? Ou quer vender aquele celular que está guardado? Com o marketplace, você pode definir preços, filtrar anúncios por localização e até negociar diretamente com os interessados.

Além disso, o recurso permite que você veja avaliações dos vendedores, o que ajuda a evitar surpresas desagradáveis que infelizmente costumam acontecer em grupos.

2. Grupos

É difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha interagido em um grupo do Facebook atualmente. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
É difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha interagido em um grupo do Facebook. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

O Facebook continua sendo o lar das comunidades mais diversas que você pode imaginar. De grupos de pais de primeira viagem a comunidades de fãs de séries obscuras, há espaço para todos. O melhor: os grupos permitem discussões em tempo real, enquetes e compartilhamento de conteúdo,

Faça o teste: acesse agora a rede social e faça uma busca pelo seu tema favorito. É quase certeza que você vai encontrar um grupo para chamar de seu (ou quem sabe criar um, caso não ache nada relativo ao seu interesse).

3. Eventos

Atualmente, é difícil encontrar alguém que já não tenha participado ao menos uma vez de um evento organizado em uma rede social. Porém, convenhamos: não é nada prático tentar acompanhar a organização desses encontros em grupos de WhatsApp ou e-mail.

No caso do Facebook, ele conta com um recurso próprio de evento que funciona de maneira bem simples. Nele, é possível criar convites personalizados, confirmar presença e até adicionar o evento ao seu calendário.

Além disso, o Facebook sugere eventos baseados nos seus interesses e localização, o que é ótimo para quem quer descobrir shows, feiras e encontros na região.

4. Memórias

Ah, a nostalgia... Esse é um sentimento que acompanha todos nós, e o Facebook faz questão de mantê-lo ativo por meio das memórias.

No Facebook, as memórias surgem na sua linha do tempo de maneira natural, geralmente no começo do seu feed. Após rolar pelas primeiras postagens, a rede social costuma mostrar fotos, vídeos e postagens feitos naquela mesma data em anos anteriores.

Vai me dizer que nunca deu risada (ou sentiu vergonha) ao relembrar de um post antigo? Ou cutucou um amigo por conta daquela tirada em uma festa que todo mundo gostaria de esquecer?

Por conta disso, podemos dizer que as memórias aparecem como um dos recursos mais bacanas do Facebook em 2024. E, talvez, até mesmo um dos diferenciais da plataforma diante de outras concorrentes.

5. Vídeos curtos e transmissões ao vivo

Talvez o TikTok seja o queridinho da atualidade para vídeos curtos, mas o Facebook não ficou para trás nessa onda. Aliás, nem nela, nem na das transmissões ao vivo, que também aparecem com mais destaque em concorrentes como o Twitch.

Seja para compartilhar momentos espontâneos, promover negócios ou interagir com seguidores, essas ferramentas continuam sendo úteis e relevantes. Além disso, muitos criadores de conteúdo usam o recurso para alcançar uma audiência mais ampla, e até mesmo empresas utilizam essas opções para mostrar produtos e serviços em tempo real.

Facebook ainda pode ser um aliado importante para criadores de conteúdo. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
Facebook ainda pode ser um aliado importante para criadores de conteúdo. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

6. Ferramenta de doações

Talvez muitos usuários do Facebook não saibam, mas a rede social possui uma ferramenta de doações. Por meio dela, é possível arrecadar fundos para causas sociais, emergências ou até ajudar amigos e familiares em necessidade.

O recurso é simples de usar e conecta pessoas ao redor do mundo em prol de objetivos maiores. A melhor parte: pessoas de qualquer lugar do mundo podem acessar o recurso e apoiar causas em que acreditam.

7. Páginas

Se você tem um negócio, um projeto pessoal ou é um criador de conteúdo, as Páginas do Facebook continuam sendo uma ferramenta essencial. Elas permitem divulgar serviços, vender produtos, compartilhar novidades e, claro, interagir com o público de forma profissional.

Quer engajar sua audiência ou fortalecer sua presença online? As Páginas do Facebook ainda são o ponto de partida ideal. Dessa forma, mantenha essa opção em sua lista de ações na rede social para alcançar um público ainda maior.

8. Messenger

Em tempos de WhatsApp e Telegram, o Messenger do Facebook ainda possui seu apelo e é capaz de promover a troca de milhares de mensagens todos os dias.

Além disso, ele traz funcionalidades como chamadas de vídeo, envio de arquivos e até jogos interativos. Com isso, prova que ainda é um recurso valioso e uma das melhores ferramentas ativas dentro do Facebook.

Curtiu esse conteúdo? Então continue de olho no TecMundo para mais materiais como este, e leia também sobre como baixar vídeo no Facebook de forma descomplicada!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.