O Orkut ainda tem salvação? (Fonte da imagem: Divulgação/Google)
A rede social da Google que se transformou no primeiro grande sucesso do gênero no país realmente perdeu seu reinado. Os números dos anos anteriores já mostravam o declínio, mas, por conta dos esforços para continuar ativo, acreditava-se que o Orkut poderia durar mais algum tempo como uma das grandes redes sociais no país. Entretanto, de acordo com a Serasa Experian, o serviço representa apenas 3% dos acessos às redes sociais no Brasil.
Os responsáveis pela queda são Facebook e YouTube, que representam juntos 83% dos acessos desses produtos na internet brasileira. Assim, o Orkut fica em terceiro lugar. Em maio do ano passado, a rede social foi ultrapassada pelo YouTube e, em janeiro do mesmo ano, o Facebook se tornava o serviço mais acessado do gênero no país.
De acordo com o relatório da Serasa Experian, de 2012 para 2013 o Facebook cresceu 27% no Brasil. Fora isso, o tempo médio das visitas no site está em 28 minutos, enquanto no YouTube as pessoas costumam passar quase 23 minutos vendo vídeos.
Confira a lista das redes sociais mais acessadas:
- Facebook: 65%
- YouTube: 18%
- Orkut: 3%
- Ask.fm: 2,52%
- Twitter: 1,91%
- Yahoo! Respostas: 1,64%
- Badoo: 1,09%
- Bate-papo UOL: 0,89%
- Google+: 0,85%
- Windows Live Home: 0,7%
Fontes
Categorias