O emoji é uma forma de comunicação muito usada em mensageiros, redes sociais e outros aplicativos diariamente. Mas, entre a infinidade de símbolos e expressões oferecidas nessas plataformas, o brasileiro tem os seus preferidos.
Uma pesquisa realizada pela plataforma de ensino de idiomas Preply com mais de 1.530 brasileiros descobriu quais são os emojis mais usados pelo público. Publicado justamente no Dia do Emoji, que é celebrado todo 17 de julho, o resultado reflete um comportamento positivo e carinhoso, ao menos de acordo com os símbolos.
Os emojis favoritos do público brasileiro em 2024.Fonte: Preply
O campeão de menções foi a expressão que mostra um rosto rindo e chorando ao mesmo tempo. Ele é seguido do coração na cor vermelha, uma expressão de alegria e o sinal de positivo com a mão, entre vários outros.
Preferência nacional
A pesquisa descobriu também que os emojis, apesar de populares, não são mais a forma gráfica favorita de comunicação do brasileiro no WhatsApp.
Para falar no mensageiro da Meta, 69% do público prefere os stickers, que são os adesivos ou figurinhas. Já 66% dos entrevistados utilizam mais os emojis, enquanto 51% ainda é mais fã dos tradicionais GIFs animados.
Em termos de categorias, o país também tem uma clara preferência por "emojis e caracteres", segmento composto principalmente de rostos (71% dos entrevistados). Ela esta muito na frente de outras abas, como símbolos (14%), animais e natureza (2,5%) e objetos (1,5%).
Além disso, o brasileiro diz usar emojis para dar "um toque de humor às conversas" (52% dos entrevistados), tornar o papo "mais envolvente" (49%) e "se expressar mais rapidamente" (47%). O recurso também é bastante usado para ajudar na comunicação com quem não fala o mesmo idioma (45%).
- Saiba mais: É possível usar emojis nas minhas senhas?
Por fim, o emoji é visto também pelo público brasileiro como algo mais usado por pessoas de maior intimidade, como família e amigos. Apenas 20% do público disse que usa os símbolos ao falar com desconhecidos, enquanto só 14% usam para se comunicar no ambiente de trabalho.
A pesquisa completa pode ser conferida neste link no blog da Preply.
Fontes
Categorias