O Twitter, atual X, vai desmonetizar publicações corrigidas pelas Notas da Comunidade. A mudança foi anunciada no último domingo (29) pelo dono da rede social, Elon Musk.
"Faremos uma pequena alteração na monetização de criadores: qualquer postagem corrigida pelas Notas da Comunidade se torna inelegível para divisão de lucros. A ideia é maximizar o incentivo à precisão em detrimento do sensacionalismo", pontuou Musk.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Making a slight change to creator monetization:
— Elon Musk (@elonmusk) October 29, 2023
Any posts that are corrected by @CommunityNotes become ineligible for revenue share.
The idea is to maximize the incentive for accuracy over sensationalism.
A nova regra do X torna a monetização com notícias falsas ou sensacionalistas um pouco mais difícil. Se a publicação alcança muitas pessoas, alguém com informações precisas pode conter a desinformação com uma correção e impedir que o post gere receita para o autor.
A medida não impede totalmente que contas verificadas lucrem com desinformação, mas cria um obstáculo importante para tornar esse processo mais complicado.
Proteção contra ações coordenadas
Uma das principais preocupações sobre o anúncio de Musk está sobre o mal uso da ferramenta. Usuários argumentam que grupos de pessoas podem usar as Notas das Comunidades mirando adversários, tentando desmonetizar todas as publicações com notas irrelevantes ou até mesmo imprecisas.
Quanto a isso, Elon Musk pontuou que qualquer tentativa de tornar as Notas da Comunidade uma arma serão "óbvias", já que todo o código e os dados do recurso estão disponíveis para consulta.
Contudo, não está claro como a transparência quanto a funcionalidade da ferramenta impedirá que grupos inteiros de usuários usem as Notas para prejudicar perfis específicos.
Além disso, Elon Musk não menciona nada sobre a desmonetização de anúncios pagos corrigidos pelas Notas da Comunidade. Portanto, anunciantes aparentemente não são afetados pela regra.
Fontes