O X, ex-Twitter, quer se tornar um substituto para bancos ao final de 2024. Em reunião com colaboradores da empresa, Elon Musk disse que a plataforma deve se tornar "centro da vida financeira" das pessoas.
- Leia também: Um ano de Elon Musk no X: confira linha do tempo das decisões controversas do bilionário
"Quando digo pagamentos, na verdade me refiro a toda a vida financeira de alguém", comentou Musk num áudio obtido pelo The Verge. "Se envolver dinheiro estará em nossa plataforma. Dinheiro, títulos, ou qualquer outra coisa. Então, não é só mandar US$ 20 para meu amigo. Estou falando que você não precisará de uma conta bancária", complementou.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Elon Musk quer que X seja um concorrente do PayPal até o final de 2024.Fonte: Getty Images/Reprodução
De certa forma, Musk parece focado em transformar o X num concorrente do PayPal. "Ficaria impressionado se não implementássemos isso até o final do próximo ano", pontuou o bilionário.
- Confira também: X (Twitter) vai cobrar taxa anual de US$ 1 para usuários usarem rede social em um teste
Ideia antiga
Não é a primeira vez que o dono da empresa flerta com a ideia de transformar o X numa plataforma de pagamentos. Em novembro do ano passado, o executivo mencionou a ideia de implementar uma espécie de "conta bancária" dentro do perfil do Twitter, criando um tipo de economia interna no serviço.
Dessa forma, o X poderia oferecer diversos serviços, incluindo transferências de dinheiro globalmente — pense como um "Pix global" —, com quantias movimentadas instantaneamente.
Essa proposta também está incluída no processo de transformação da plataforma num "app de tudo". Ele seria uma solução semelhante ao WeChat, da China, oferecendo mecanismos de compras, transporte, financeiro, mensageria e mais.
Longo caminho a ser seguido
Ainda que Musk tenha como objetivo transformar o X numa plataforma com utilidade tão ampla, a adesão aos serviços complementares não é nada garantida. Antes disso, o site precisaria conquistar a confiança do público, especialmente tratando-se de serviços monetários.
Contudo, a plataforma ainda precisa trabalhar na construção dessa confiança, principalmente devido ao histórico ruim de mudanças repentinas. Recentemente, Elon Musk anunciou que o X pode se tornar um site pago.
Fontes