A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, está trabalhando em um novo modelo de assinatura para usuários que desejam pagar por benefícios na plataforma.A informação foi rapidamente mencionada pela atual CEO do X, Linda Yaccarino, durante uma conversa com credores da empresa.
A mudança é uma tentativa de aumentar as receitas da companhia, que caíram consideravelmente desde a aquisição por Elon Musk, oficializada em outubro de 2022.
O X terá três níveis de assinaturaFonte: GettyImages
De acordo com a executiva, serão três novas modalidades no X Premium: Basic, Standard e Plus. Eles terão mensalidades e recursos diferentes, mas essas questões não foram especificadas pela CEO.
Usuários terão que pagar para usar o X?
Ainda nesta quinta-feira (5), mesma data da conversa de Yaccarino que revelou o planejamento, o pesquisador que atende pelo nome de usuário de aaronp613 descobriu no código da rede social como serão essas categorias.
X Premium will be broken up into 3 tiers:
— Aaron (@aaronp613) October 5, 2023
Premium Basic - Full Ads
Premium Standard - Half Ads
Premium Plus - No Ads pic.twitter.com/I0CyaQf2ME
Segundo ele, o modelo Basic terá todos os anúncios que já são vistos pelos usuários não-pagante atualmente. O Standard, atual modelo do X Premium, só vai mostrar metade da publicidade, enquanto o Plus, que será o mais caro, não vai exibir qualquer tipo de anunciante.
Até o momento, não há detalhes sobre outras garantias dessas categorias, como o selo de verificação, a possibilidade de editar tweets e a preferência em visibilidade do algoritmo da plataforma, por exemplo, que são benefícios atuais de assinantes.
Recentemente, o X passou também a compartilhar parte da receita de publicidade com usuários pagos, monetizando quem tem grande alcance nas postagens.
- Veja também: Como monetizar o Twitter – ou o renomeado 'X'?
Além disso, esse planejamento ainda não confirma se o X pode mesmo virar um site totalmente pago em breve. Essa informação foi mencionada de forma breve pelo próprio Musk há algumas semanas, mas não foi novamente mencionada desde então.
Yaccarino é gerente executiva do X desde maio de 2023.Fonte: CNBC
Na mesma conversa em que revelou o planejamento, Yaccarino citou ainda que os grandes anunciantes estão retornando para o X após um período de pausa, o que está gerando um crescimento na receita com outros ganhos com assinaturas e licenciamentos.
Entretanto, essas marcas também estão gastando menos do que antes, o que significa que ainda pode levar um tempo para a companhia sair do vermelho.
Apesar de controversa, a medida de assinatura do X já dá indícios de que será adotada por rivais: Facebook e Instagram, da Meta, também podem ganhar uma versão paga sem anúncios em breve.
Fontes
Categorias