A Roda do Twitter vai acabar de vez, anunciou a rede social nesta quinta-feira (21). A plataforma, agora chamada X, publicou um post num blog de suporte informando o fim da ferramenta no dia 31 de outubro.
O recurso da Roda foi lançada em agosto de 2022. Na época, a plataforma ainda se chamava Twitter e não era comandada por Elon Musk. A ferramenta funcionava como o Amigos Próximos do Instagram, permitindo fazer publicações visíveis exclusivamente para seguidores selecionados.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
PSA: we’re disabling Circles by October 31.
— Support (@Support) September 21, 2023
more info → https://t.co/sHY9l6SUFw
A página de suporte diz que "após esta data, você não poderá criar postagens limitadas a sua roda, nem adicionar pessoas a sua roda", explica a plataforma. "Você poderá, no entanto, remover pessoas da sua roda".
Os indícios de que a roda foi deixada de lado no Twitter começaram a aparecer em abril, quando os posts secretos começaram a aparecer no feed comum. A plataforma confirmou a falha de segurança que ocasionou o bug.
No anúncio, o X não justifica a decisão de desativar a Roda. Contudo, é possível que a decisão seja para impulsionar a adesão às Comunidades, ferramenta análoga aos Grupos do Facebook.
O que acontece com os tuítes antigos?
O comunicado publicado pelo X é bem básico e não entra em detalhes sobre o destino das publicações da Roda antigas. Nas redes, muitos usuários estão preocupados de que os posts sejam expostos no feed para que todos possam ver.
A princípio, até mesmo a seção para gerenciar a ferramenta estará desabilitada. No texto de suporte, o X explica que, para remover alguém de seu círculo após 31 de outubro, você precisará parar e voltar a seguir o perfil em questão.
Fontes