Assinantes do X Blue, o antigo Twitter Blue, agora podem baixar vídeos diretamente no site da plataforma, sem a necessidade de usar serviços ou softwares de terceiros. A nova funcionalidade foi anunciada por Elon Musk em seu perfil oficial, nesta quinta-feira (3).
Para efetuar o download diretamente no tweet, é necessário que o autor da publicação habilite a permissão para que outras pessoas baixem aquele conteúdo, de acordo com o dono da rede social. No entanto, o bilionário não explicou se o criador terá que fazer isso em cada postagem, separadamente, ou se poderá ativar a função para todos os seus tweets de uma vez.
Cumpridos os requisitos — ser um usuário com selo verificado do microblog e a permissão do autor — é possível baixar um vídeo no Twitter clicando no menu dos três pontinhos, no canto superior direito da publicação, e escolhendo a opção de download. O procedimento deve ser realizado enquanto o vídeo for exibido no modo tela cheia.
Verified users can now download videos if the content creator allows it pic.twitter.com/L0lGQe0iPI
— Elon Musk (@elonmusk) August 3, 2023
Na sequência de tweets, Musk explicou que o download de vídeos na rede social X ficará ainda mais fácil, em breve. Segundo o bilionário, a plataforma vai permitir, futuramente, que o usuário baixe o arquivo apenas pressionando e segurando o vídeo, assim como é feito com as fotos.
E os não assinantes?
Como aconteceu com outros novos recursos do Twitter/X lançados recentemente, o foco está nas pessoas que pagam a assinatura do X Blue. Ou seja, os usuários gratuitos da plataforma não devem ter acesso ao download de vídeos diretamente na publicação.
Dessa forma, os não assinantes interessados em baixar conteúdos visualizados no microblog terão que continuar recorrendo às ferramentas alternativas que possibilitam realizar o download de vídeos, salvando os arquivos em seus dispositivos.
Outra funcionalidade exclusiva para usuários verificados que acaba de ser disponibilizada é a possibilidade de ocultar o selo azul. Nesse caso, o assinante pode ficar sem acesso a alguns recursos enquanto esconder a marca de verificado, de acordo com a empresa.
Categorias