O suposto aplicativo que o Instagram está desenvolvendo para concorrer com o Twitter teve imagens vazadas nesta sexta-feira (19). De acordo com a professora Lia Haberman, que divulgou as capturas de tela, a nova rede social pode ser lançada até o final de junho.
Chamada internamente de “Barcelona”, a plataforma tem um visual que remete ao serviço atualmente pertencente a Elon Musk, com a possibilidade de postar fotos, vídeos e links. Já em relação aos textos, cada post terá um limite de 500 caracteres, conforme os slides vazados, bem mais que o permitido em uma conta gratuita do microblog.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ainda conforme a especialista em Marketing da Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, a nova rede social da Meta funcionará de forma separada do Instagram. No entanto, será possível compartilhar as mesmas credenciais de acesso e nome de usuário em ambas, bem como biografia, seguidores, identificação e verificação.
Primeiras imagens do app do Instagram para brigar com o Twitter.Fonte: Lia Haberman/Reprodução
Também conhecido pelo codinome “P9”, o app oferecerá ao proprietário do perfil a possibilidade de escolher as pessoas que podem responder às suas postagens e mencionar a conta, como indicam os slides. Outro detalhe revelado é que os perfis bloqueados no Instagram continuarão mantidos assim no novo serviço.
Rede descentralizada
O material vazado por Haberman também sugere que o novo app baseado em texto do Instagram funcionará de forma descentralizada. Dessa forma, terá compatibilidade com outros aplicativos, incluindo o Mastodon, citado no slide, provavelmente via protocolo ActivityPub.
A partir deste suporte, usuários das plataformas compatíveis poderão “pesquisar, seguir e interagir com seu perfil e conteúdo se você for público ou se for privado e aprová-los como seguidores”, destaca as imagens vazadas. Com essa proposta, o projeto poderá atrair as pessoas insatisfeitas com as mudanças feitas por Musk, aproveitando a popularidade da rede social de fotos e vídeos.
Embora tenha confirmado o desenvolvimento de uma rede social baseada em textos em outras ocasiões, a dona do Facebook não se pronunciou a respeito deste vazamento. Segundo Haberman, um grupo selecionado de criadores está ajudando nos testes do app do Instagram para concorrer com o Twitter.
Fontes
Categorias