O Twitter gerou polêmica ao conceder o selo de verificação dourado para uma conta falsa da Disney, que se passava por um canal infantil extinto. A conta, com o nome de "DisneyJuniorUK", postou um tweet contendo um insulto racial, o que chamou a atenção para a autenticação incorreta da conta.
O perfil falso tinha apenas 4.700 seguidores, mas um tweet expressando a surpresa em receber a certificação da plataforma foi visto mais de 1,3 milhão de vezes. Após a viralização, o Twitter suspendeu a conta.
Embora os selos azuis estejam disponíveis por apenas US$ 8 por mês, as marcas douradas custam mais de US$ 1.000 por mês e são reservadas para organizações. A conta falsa afirmou que não pagou pelo serviço e que o selo dourado apareceu aleatoriamente.
A Disney já estava inscrita no recurso de verificação e pagava US$ 50 mensais por cada conta afiliada. Por isso, a concessão da marca de seleção dourada para a conta falsa gerou ainda mais controvérsia.
Polêmica do selo azul do Twitter
Conta falsa de extinto canal da Disney Junior UK foi criada em junho de 2021. (Fonte: Business Insider/Reprodução)Fonte: Business Insider/Reprodução
O Twitter tomou uma decisão controversa ao acabar com o sistema de contas verificadas a partir da última quinta-feira (20). O icônico selo azul, que atestava a autenticidade de um perfil, agora é reservado apenas para os assinantes do Twitter Blue, a versão paga da plataforma.
As empresas herdaram o distintivo amarelo, enquanto organizações governamentais e personalidades exibem distintivos cinzas. A decisão foi anunciada em novembro pelo CEO do Twitter, Elon Musk.
A decisão de Musk foi elogiada por alguns usuários, mas também criticada por outros, especialmente aqueles que sentiram que a rede social estava mostrando um viés ao atribuir o distintivo azul.
Fontes
Categorias