O Twitter cumpriu sua promessa e começou a remover o selo azul de verificado dos usuários que não assinam o serviço pago nesta quinta-feira (20). Isso marca o fim do que Elon Musk chamou de "sistema de senhores e camponeses". A mudança estava prevista para começar em 1o de abril, mas houve atrasos no processo.
No Brasil, alguns usuários famosos, como o youtuber Felipe Neto, já perderam a certificação da rede social. Mas não está claro se o processo será gradual ou se todos os selos serão removidos de uma só vez.
A plataforma confirmou que o processo é manual, o que pode levar a alguns problemas, de acordo com publicação do The Washington Post. O jornal pediu explicações para a empresa sobre a medida, mas recebeu apenas com um emoji de cocô.
Com a mudança de hoje, o selo de verificado do Twitter Blue passa a exibir a seguinte mensagem: "Esta conta é verificada porque está inscrita no Twitter Blue e teve confirmação de número de telefone".
Protestos pipocaram entre os usuários
O selo "legado" de verificado do Twitter começa a ser removido das contas.Fonte: Twitter/Reprodução
Na terça-feira (19), Elon Musk, CEO do Twitter, chegou a ironizar a adoção da medida com um tweet onde disse “amanhã será um dia quieto”.
Fonte: Twitter/Reprodução
Tomorrow is shaping up to be quite the day!
— Elon Musk (@elonmusk) April 20, 2023
Mas é claro que os usuários não iam perdoar e os protestos explodiram no próprio microblog. Confira algumas reações:
Oh good, now we can bring back this meme. pic.twitter.com/blhZGRg3ds
— Kommander Karl (@kommanderkarl) April 19, 2023
imagina virar piada entre quem agrega valor à sua plataforma porque você resolveu cobrar por um selo azul https://t.co/hYzjNRNNgm
— Giovanni Santa Rosa (@giovsr__) April 20, 2023
Sobre o selo azul de verificado: vi alguns perfis com foto de imagem genérica e descrição de discurso de ódio como verificados, além de conteúdos preocupantes na esfera jurídica. Entretanto, perfis críveis estão perdendo o selo azul. Deixa o twitter morrer
— Madalena, A Dona do Cabaré ?? (@tanivia) April 20, 2023
O Twitter:
— Letícia Sarturi (@LeSarturiP) April 20, 2023
Não perca seu selo azul! Inscreva-se no Twitter Blue para manter o selo azul.
Eu: pic.twitter.com/qAHHYP2p6P
Como manter o selo azul de verificado do Twitter
Desde 2009, o selo azul do Twitter tem sido uma ferramenta para ajudar a empresa a combater contas falsas, especialmente aquelas que se fazem passar por celebridades. Com o passar dos anos, o emblema cresceu e agora inclui milhares de contas verificadas, desde agências governamentais até CEOs, atletas, estrelas de cinema e membros da mídia.
A partir de agora, quem quiser uma marca de verificação azul terá que pagar pelo Twitter Blue, com um custo mensal a partir de R$ 42 para Android, ou R$ 440 por ano. A assinatura dá o direito a ver o dobro de tweets entre anúncios nas linhas do tempo "Para você" e "Seguindo", por exemplo.
Categorias