Instagram, Facebook, Whatsapp e outros ficaram fora do ar nesta quinta (13)

1 min de leitura
Imagem de: Instagram, Facebook, Whatsapp e outros ficaram fora do ar nesta quinta (13)
Imagem: Getty Images
Avatar do autor

Equipe TecMundo

No início da noite desta quinta-feira (13), usuários de Instagram, Whatsapp e Facebook foram surpreendidos por instabilidades na utilização dos três serviços conectados aos servidores da Meta. Relatos foram vistos no Twitter e também há diversos registros de queda dos serviços no Down Detector e no Is It Down. De acordo com este segundo, as instabilidades foram notadas por cerca de 39 minutos.

Além dos serviços da Meta, também há relatos de falhas no mesmo período em diversas outras aplicações, incluindo FIFA Online, Roblox, League of Legends, PSN e Ubisoft Connect, entre outros. Isso nos leva a crer que os problemas não foram diretamente em servidores, mas em redes de distribuição de conteúdo.

quedas

O que é uma CDN? Se ela cair, cai tudo?

Praticamente qualquer grande serviço online utiliza uma CDN para chegar até você. O TecMundo, por exemplo, é acessado dessa forma. Em vez de disponibilizar os arquivos em um servidor que fica no nosso escritório, enviamos esses arquivos com os nossos conteúdos para uma CDN - que é literalmente uma Rede de Entrega de Conteúdo, ou Content Delivery Network, em inglês.

Dessa forma, replicamos os conteúdos em diversos "servidores secundários" ao redor do mundo. Isso permite muito mais velocidade no acesso para qualquer usuário.

Com as redes sociais e outros sites é a mesma coisa. Instagram e Facebook, por exemplo, armazenam os conteúdos em servidores principais e fazem réplicas deles em CDNs. Quando você vê a foto dos seus amigos ou influenciadores favoritos, está tendo acesso a uma imagem do material principal.

Muitas das maiores empresas do mundo usam CDNs dos mesmos fornecedores. Logo, a  instabilidade em um deles pode gerar a instabilidade de muitos serviços online. E parece que é isso que aconteceu nesta quinta-feira.

No momento da publicação, os registros de falhas nas redes sociais estão em queda e mostram uma normalização quase completa do fornecimento dos conteúdos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.