O algoritmo do Twitter está programado para impulsionar a visibilidade dos posts de uma lista secreta com 35 usuários VIP, de acordo com relatório divulgado pelo Platformer. Entre os perfis selecionados, está a do próprio CEO da plataforma, Elon Musk, apesar de ele ter afirmado que a rede social trataria todos iguais.
A lista secreta inclui o jogador de basquete LeBron James, a conta de fãs da Tesla @teslaownerssy, o jornalista Glenn Greenwald, o advogado conservador Ben Shapiro. Também aparece a conta @catturn2, que foi considerada pela revista Rolling Stone como o "rei do movimento Make America Great Again" no Twitter.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os perfis do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e do youtuber Mr. Beast, que sequer são assinantes do Twitter Blue, também estão sendo beneficiados pelo impulsionamento extra do algoritmo do microblog.
No mês passado, a programação da plataforma foi alterada após Musk reclamar que o seu post sobre o Super Bowl tinha recebido pouco engajamento quanto ao de Biden. Segundo rumores, um engenheiro do Twitter teria sugerido que o público estaria desinteressados nos tweets de Musk, e teria sido demitido por isso.
Mudanças na plataforma
Apesar das declarações de Elon Musk, o Twitter parece ter cada vez menos transparência. (Fonte: Unsplash/Joshua Hoehne/Reprodução)Fonte: Unsplash/Joshua Hoehne/Reprodução
A revelação acontece em um momento em que Musk prometeu mudanças importantes no Twitter, como tornar os algoritmos de recomendação em código aberto. No entanto, a divulgação da lista secreta tem implicações significativas para a transparência e equidade da plataforma.
A partir de 15 de abril, a rede social vai priorizar os pagantes nas recomendações do “Para você”, além de limitar ao Twitter Blue as votações em enquetes. De acordo com o CEO, essa é uma tentativa de conter o exército de bots que invadiu a rede social.
Fontes
Categorias