Neste domingo (19) encerra-se o prazo para remover a autenticação de duas etapas (2FA) por mensagem de texto (SMS) no Twitter. Caso os usuários não o façam, a rede social alerta que o acesso às contas pode ser impedido.
Em fevereiro, o Twitter anunciou que a autenticação de login por SMS seria limitada aos assinantes do Twitter Blue, serviço de assinatura da plataforma que custa até R$ 60 por mês. No anúncio, a empresa afirmou que a medida de segurança pode ser ineficaz em campanhas maliciosas, mas que cerca de 74% das pessoas a utilizam.
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Aviso do Twitter sobre autenticação em duas etapas por SMS.
"Somente os assinantes do Twitter Blue podem usar a autenticação em duas etapas habilitada por mensagem de texto. Demora pelo menos alguns minutos para removê-la", diz uma mensagem geral na rede social, encorajando usuários a utilizarem "os métodos de chave de segurança e o aplicativo de autenticação".
A medida, apesar da justificativa de que o método não é o mais seguro, não agradou boa parte dos usuários. A cobrança para uso do 2FA na rede social, considerada uma medida básica de segurança, está entre as reclamações.
Vou perder minha conta?
Em uma mensagem exibida no aplicativo, o Twitter informa: "Para evitar perder o acesso ao Twitter, remova a autenticação em duas etapas habilitada por mensagem de texto até 19 de março de 2023". Para continuar utilizando a conta, será preciso desativar esse método e optar por outros, como o uso de apps gerenciadores — como Google Authenticator ou Microsoft Authenticator, por exemplo.
No aplicativo, basta fazer o seguinte caminho:
1. Toque na sua foto de perfil e, em seguida, no menu "Configurações e suporte";
2. Selecione a opção "Configurações e privacidade";
3. Toque em "Segurança e acesso à conta" e depois em "Segurança", na próxima página;
Menu de configurações de segurança do Twitter.
4. Selecione a opção "Autenticação em duas etapas";
5. Aqui, você tem três opções: "Mensagem de texto", "Aplicativo de autenticação" e "Chave de segurança";
6. Desative a opção do SMS e, se for o caso, opte por um app de autenticação.
Após desabilitar a opção, será necessário digitar a senha da conta para confirmar a ação.
Na última quarta-feira (15), o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) notificou o Twitter por causa da nova medida. O órgão entende que isso fere a legislação brasileira, já que oferta a segurança como um "privilégio" dos assinantes do Blue. A notificação também foi enviada à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), para que avalie o caso.
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