Um dos grandes desejos de Elon Musk, mesmo antes de comprar o Twitter, irá se tornar realidade: em resposta a um usuário da rede social, o bilionário afirmou que o algoritmo da plataforma passará a ser de código aberto a partir da semana que vem. "Prepare-se para ficar desapontado a princípio”, afirmou.
Em seguida, Musk prometeu que “ele [o algoritmo] melhorará rapidamente". A medida atende ao resultado de uma enquete feita pelo dono da Tesla em março do ano passado, quando ainda se preparava para fazer a oferta de compra da rede social. Na época, 82,7% dos mais de um milhão de votantes disseram que o algoritmo do Twitter deveria ser de código aberto.
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Isso significa que toda aquela sequência de raciocínios, instruções e operações que os computadores seguem para definir o que você vê no seu feed do Twitter poderá ser vista publicamente. Além de visualizado, o código-fonte estará acessível também para ser modificado e redistribuído por qualquer pessoa.
Prepare to be disappointed at first when our algorithm is made open source next week, but it will improve rapidly!
— Elon Musk (@elonmusk) February 21, 2023
Por que Elon Musk quer abrir o algoritmo do Twitter?
"O código aberto é o caminho a percorrer para resolver tanto a confiança quanto a eficácia", afirmou Elon Musk, durante uma discussão com o cofundador e ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey. Em março passado, enquanto debatia a medida com seus seguidores, o novo “dono da casa” disse que apoiava a ideia como uma forma de aumentar a transparência na plataforma.
No dia 14 de maio, um mês após apresentar a proposta de compra, Musk tuitou: "Não estou sugerindo malícia no algoritmo, mas sim que ele está tentando adivinhar o que você pode querer ler e, ao fazer isso, manipular/amplificar inadvertidamente seus pontos de vista sem que você perceba que isso está acontecendo".
Especialista em discursos de ódio, o professor Thomas Davidson, da Universidade de Rutgers nos EUA, afirmou ao Insider que abrir o algoritmo do Twitter poderia ajudar a combater os discursos extremistas na rede social.
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