No início da semana, usuários do Twitter notaram que praticamente todas as publicações de Elon Musk, novo dono da empresa, estavam aparecendo em suas linhas do tempo. Fossem eles seguidores ou não do perfil do empresário, a Platformer aponta que essa foi uma exigência do próprio CEO, pois seus posts não estariam engajando o suficiente.
Na madrugada de segunda-feira (13), após o Super Bowl, James Musk, um primo de Musk que trabalha no Twitter, publicou em um canal do Slack uma mensagem sobre "um problema de engajamento em toda a plataforma". A publicação cita que os relatos foram obtidos por "pessoas familiarizadas com os eventos", além de documentos que comprovariam a exigência.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ainda na noite de domingo, aponta a reportagem, o CEO teria reunido uma equipe de cerca de 80 pessoas e tornado essa "mudança de algoritmo" em uma prioridade. O sistema projetado beneficiaria somente Elon Musk e suas postagens, que seriam distribuídas para toda a base de usuários da rede social — o que gerou críticas, incômodos e piadas.
feature suggestion: pic.twitter.com/fpmrEoHqD7
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) February 14, 2023
Musk já havia demonstrado seu descontentamento com a entrega de publicações do Twitter para os usuários da rede. Os funcionários envolvidos na mudança teriam trabalhado sob pressão, tendo seus empregos em risco caso a exigência não fosse cumprida.
Recentemente, Musk teria demitido um engenheiro depois que foi informado de que suas visualizações na plataforma diminuíram por, possivelmente, falta de interesse dos usuários. O Super Bowl teria desencadeado a frustração: a publicação do presidente dos EUA Joe Biden teria registrado mais impressões do que a do próprio dono da rede social.
O que a mudança de algoritmo causou?
Entre as possibilidades do engajamento não satisfatório para Musk, engenheiros apontaram que o bilionário já teria sido bloqueado e/ou silenciado por muitas pessoas nos últimos meses. No entanto, a mudança de algoritmo exigida retirou os filtros do Twitter — que envolvem, entre outros, desempenhos de promoção para a aba "Para Você" — para publicações do seu perfil.
Dessa forma, o Twitter passou a entregar as postagens de Musk para a sua base, ainda que fossem respostas curtas como um simples emoji de risada. Uma estimativa interna, relata a publicação, cita que mais de 90% dos seguidores do CEO passaram a ver seus tweets. Por causa da repercussão negativa, a mudança foi revertida.
"Ele [Elon Musk] comprou a empresa, fez questão de mostrar o que acreditava estar quebrado e manipulado na gestão anterior, depois depois se vira e manipula a plataforma para forçar o engajamento [de seus posts] em todos os usuários para ouvir apenas a sua voz", relatou um funcionário do Twitter.
O mesmo relato ainda cita que os atuais funcionários, com medo de perderem seus empregos, já passaram "do ponto de acreditar que ele realmente quer o melhor para todos aqui".
Fontes
Categorias